Foto do estudante portador de deficiência visual Tallys Souza, acessando o portal da prefeitura via leitor de tela

Acessibilidade no Portal

O portal da Prefeitura de Rio das Ostras foi desenvolvido seguindo as diretrizes da e-MAG 3.0 ( Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico ), WCAG ( Web Content Accessibility Guidelines ) aos princípios de acessibilidade e construído conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.

Seu design, idealizado a partir dos princípios do desenho universal, valoriza o uso simples e intuitivo, e a acessibilidade para o maior número possível de pessoas. Entre outras coisas, permite a utilização de leitores de tela, uso de navegador textual, opção de contraste, alteração no tamanho das letras, navegação com o teclado e que as imagens tenham equivalentes textuais.

O portal passou por testes manuais e automáticos de acessibilidade, utilizando variadas ferramentas, leitores de tela, navegadores, dispositivos móveis e sistemas operacionais. Obtendo um resultado satisfatório.

Ferramentas de Acessibilidade

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação, opção para alterar o contraste e os links de acesso a está página e do Mapa do Site. A opção de aumentar e diminuir as fontes, estão disponibilizadas logo acima do menu horizontal, para maior conforto e facilidade de seu uso. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do site, chega-se diretamente ao começo do conteúdo da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do site, chega-se diretamente ao inicio do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do site, chega-se diretamente em sua busca interna.
Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do site, chega-se diretamente ao link do Mapa do Site.

As observações anteriores referem-se ao navegador Internet Explorer.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, deve-se teclar simultaneamente Alt + Shift + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar-se apenas Shift + Escape, abre-se uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

O Portal da Prefeitura de Rio das Ostras está em constante evolução e a cada dia são implementadas novas informações e ferramentas para melhorar a acessibilidade. Por esse motivo sua participação é muito importante. Por meio dos contatos abaixo é possível tirar dúvidas e fazer sugestões.

1º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web

Foto do webmaster Ícaro Olegário posando para foto com o troféu ao lado de uma das organizadoras do prêmio

O Portal da Prefeitura de Rio das Ostras, desde a sua concepção, tem uma preocupação de seguir em seguir os padrões governamentais, seja no critério da transparência quando no de acessibilidade. Os resultados dessa ampla pesquisa e trabalho não demoraram a aparecer. O portal venceu o Primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web na categoria Projetos Web e na sub-categoria Governo/Instituições.

Conferido pela W3C Brasil, uma organização internacional que é responsável pelos padrões de sites em todo o mundo, o Todos@Web também foi chancelado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento. O Portal de Rio das Ostras, gerido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, faz parte de uma elite de entidades governamentais, segundo dados da W3C, já que somente 2% das 6 milhões de páginas de órgãos públicos no País respeitam os critérios de acessibilidade.


Saiba mais sobre o Primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web

Dúvidas, sugestões e críticas

(22) 2771-6550

webmaster.pmro@gmail.com

Links Úteis

Conheça


Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515