Publicado em 19 de abril 2017

Encontro Serramar de Choro reúne grupos

Grupos de chorinho irão homenagear Pixinguinha neste domingo, dia 23
Choro do Serramar reunirá grandes artistas da região
Encontro Serramar de Choro acontece neste domingo, 23, com grupos das regiões Lagos e Serrana

Amantes do chorinho têm motivos de sobra pra passar o dia num dos belos pontos turísticos de Rio das Ostras, a Praça da Baleia. O Encontro Serramar de Choro vai celebrar, no próximo domingo, 23, os 120 anos do mestre do gênero, Pixinguinha, reunindo grupos das regiões Serrana e Lagos. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, é aberto ao público, com entrada franca, de 10h às 18h.

Em sua primeira edição, o evento busca proporcionar a população um momento de apreciação deste ritmo, no dia 23, data em que é celebrado o nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Junior, o Pixinguinha, e que se tornou o Dia Nacional do Choro.

Para celebrar a data, o Encontro reunirá alguns dos grupos mais atuantes das regiões Serrana e Lagos, proporcionando à população apresentações musicais de qualidade e informações sobre os detalhes históricos marcantes do Choro.

Durante o evento, o público prestigiará quatro shows regionais e outro, de encerramento, com convidados que se destacam no cenário nacional deste gênero.

MESTRE - Pixinguinha foi um mestre da flauta. Primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil, se destacou em orquestrar marchas de carnaval e choros. Sua grande inspiração foi misturar a então incipiente música dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir, então, um estilo genuinamente brasileiro.

Além de criar as bases melódicas do choro, mais tarde, em outra fase da vida, ao passar para o saxofone, criou as bases do contracanto do choro bastante estudado e adaptado para outros instrumentos como o violão de sete cordas.

10h – Rancho RO
11h30 – Clube do Choro de Búzios