Publicado em 07 de agosto 2017

Certificado de fundamental e médio: inscrições abertas

Departamento de Jornalismo - ASCOM



Os moradores de Rio das Ostras que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio têm a oportunidade de conseguir esses certificados por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas desta segunda-feira, dia 7, até 18 de agosto. A data de aplicação das provas na Cidade é 22 de outubro.

Um programa do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, o Encceja vai emitir a certificado de conclusão Ensino Fundamental para quem tem no mínimo 15 anos e, de Ensino Médio, para os maiores de 18 anos. Para conseguir as certificações é preciso ser aprovado em todas as disciplinas das provas.

Quem quiser obter o certificado do Nível Fundamental deverá realizar provas objetivas em quatro áreas de conhecimento - Língua Portuguesa, com enunciados também de Língua Estrangeira, Arte e Educação Física; Matemática; Ciências; História e Geografia - com 30 questões cada e também uma redação. Quem desejar o certificado do Nível Médio precisará fazer uma redação e responder a 30 questões de cada uma das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

As inscrições devem ser realizadas no site portal.inep.gov.br/encceja no link Encceja Nacional com a informação do CPF do estudante.

CERTIFICAÇÃO – Até o ano de 2016, o Encceja era aplicado somente aos brasileiros residentes no Exterior. A certificação do Ensino Médio dos estudantes residentes no Brasil era realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Faça seu comentário




Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515