Publicado em 06 de setembro 2017

Programa de Estágio conta com centenas de estudantes

Departamento de Jornalismo - ASCOM

Foto: Mauricio Rocha
Estagiários passam por vários setores da Farmácia, atuando no atendimento e parte burocrática
Foto: Mauricio Rocha
Luiz Felipe, Rafael, Luiz Otávio e Jordan estão há duas semana na Farmácia Municipal

Oportunidade de aprimorar o conhecimento para um futuro profissional está ao alcance de jovens universitários em Rio das Ostras. Por meio da Secretaria de Gestão Pública, o Município oferece um Programa de Apoio à Formação Acadêmica e Profissional, que vem conquistando muitas parcerias e estudantes da região.

O Programa conta hoje com mais de 320 estagiários, que atuam em diversas secretarias da Prefeitura e unidades de ensino municipal. E, ao todo, são 14 instituições conveniadas ao programa, sendo três escolas técnicas, além da Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a secretária de Gestão Pública, Rosemarie Teixeira, o Programa atende várias universidades públicas e privadas de Rio das Ostras e outras cidades através de convênios. Com esta iniciativa, a secretaria também trabalha com cursos técnicos, como os de Gravação e Edição Musical, Informática e Mestrado.

“Estas parcerias estão sendo muito importantes para a administração municipal no propósito de dar o máximo de oportunidades aos jovens, que querem se preparar para o mercado de trabalho. Temos vários colaboradores nesse projeto e pretendemos estender ainda mais esta oferta, dando acolhimento e chance de um futuro profissional melhor a nossa juventude”, ressalta a secretária.

A Farmácia Municipal de Rio das Ostras, por exemplo, conta hoje com quatro estagiários. O estudante Jordan da Silva Christani, de 26 anos, disse que foi muito bem recebido pela equipe e que esta é uma experiência que agrega muito em sua formação acadêmica.

“É uma grande oportunidade para todos nós. Os farmacêuticos estão sempre receptivos em sanar nossas dúvidas. Para mim, quanto mais nos aproximarmos da realidade da comunidade em que vivemos e trabalhamos, mais preparados estaremos para enfrentar os contratempos que venham surgir depois de formados”, destaca o estudante.

Como a farmácia é dividida por setores, o colega de estágio, Luiz Felipe da Silva Alves, ressalta que também acabam trocando experiências com os demais estagiários.

“Esse primeiro contato com profissionais da área é muito importante e, com certeza, vai nos trazer uma boa bagagem de conhecimento no futuro”, acrescentou. A Farmácia Municipal ainda conta com os estagiários Rafael Compan e Luiz Otávio Pereira Branco. Todos estudam na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé.

Para a coordenadora de assistência farmacêutica da unidade, Adriana Teixeira Lima, a oportunidade é muito boa tanto para os estudantes quanto para os profissionais. Ela conta que eles passam pelo atendimento e também pela parte burocrática do serviço.

“É o primeiro grupo de estagiários que recebemos. Os meninos são muito dedicados e acredito que essa passagem pelo serviço público será uma grande experiência para eles”, completou.

CONVÊNIOS – Ainda segundo a secretária de Gestão Pública, a novidade é que agora o Programa também conta com mais dois convênios. Um com a Universidade Estácio de Sá, que promove descontos para servidores e dependentes, e outro com o Curso de Línguas To Go, unidade situada na localidade do Recreio.

Interessados no Programa de Estágio podem obter mais informações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Divisão de Estágio da Secretaria de Gestão Pública, que fica na sede da Prefeitura, ou pelo telefone (22) 2771-6441.

Faça seu comentário




Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515