Publicado em 11 de outubro 2017

Projeto gera bons resultados e estimula aprendizado

Departamento de Jornalismo - ASCOM

Foto: Allexandre Costa
Alexandra diz que o projeto a ajudou a ficar mais atenta na hora de marcar o cartão
Foto: Allexandre Costa
Luan diz que as aulas mais dinâmicas do projeto o ajudam a ficar mais atento
Foto: Allexandre Costa
Professor Ronaldo, ao lado dos alunos Alexandra, Luan e Josué, diz que o projeto é uma importante ferramenta pedagógica
Foto: Allexandre Costa
Alunos têm acesso a conteúdos multimídias antes de responderem às questões do M@is 5

Com o lançamento do Projeto M@is 5, em maio deste ano, cerca de 1,8 mil alunos de 65 turmas que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Rio das Ostras ganharam mais uma ferramenta para estimular o aprendizado. Os bons resultados já começam a ser contabilizados e os estudantes se mostram mais confiantes na realização de provas e de outros processos avaliativos.

O coordenador pedagógico do M@is 5, Charles Tavares, explica que o projeto é dividido em módulos e segue o formato dos games educativos, reunindo 40 questões, com tempo estimulado para responder a cada uma delas. Antes de marcar as respostas, os estudantes têm acesso a um conteúdo multimídia, com vídeos e fotos.

“Todos os professores e alunos têm se mostrado muito interessados no projeto. Mesmo se as questões são de Língua Portuguesa e Matemática, a construção do conhecimento parte de um eixo maior, trabalhando temas relacionados a Ciências, Geografia e História de Rio das Ostras”, explica Charles.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação, o projeto tem o suporte técnico da equipe do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM). Na preparação dos módulos, seguem os conteúdos exigidos pela Prova Brasil e o Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro).

APROVAÇÃO – Professor e alunos da turma 501 da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, aprovam o M@is 5. “Eu fiquei mais atenta na hora de marcar o cartão-resposta. Sem falar que as aulas do projeto são mais divertidas e animadas”, conta Alexandra Teófilo Gomes, de 11 anos.

“Gosto de jogar games e isso fez eu me identificar logo com o M@is 5. É mais interessante aprender com vídeos do que com a matéria passada apenas no quadro”, afirma Josué Willian Neves Rosa, de 11 anos. “Consigo prestar maior atenção e responder melhor quando as aulas são mais dinâmicas”, completa Luan da Silva Barcelos, de 10 anos.

Lecionando há 29 anos na Rede Municipal de Rio das Ostras, cinco deles à frente das turmas de 5º ano da Escola Professora Marinete Coelho de Souza, o professor Ronaldo Moreira fala dos bons resultados do projeto. Segundo ele, o M@is 5 é um importante instrumento pedagógico também por trabalhar questões com as quais os estudantes têm dificuldade, como preencher o cartão-resposta e gerenciar o tempo da prova.

“Alguns alunos marcam a reposta errada, mesmo sabendo como resolver a questão, por não estarem familiarizados com o cartão-resposta. O tempo estimulado para resolver cada enunciado também é uma novidade e ajuda a se organizarem melhor. Existem educadores que criticam o uso exagerado da tecnologia pela nova geração e o M@is 5 vem provar que essa ferramenta pode auxiliar o aprendizado”, explica Ronaldo.

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