Publicado em 08 de novembro 2017

Vacinação antirrábica animal prossegue aos sábados

Allexandre Costa
Campanha de Vacinação Antirrábica segue aos sábados até o dia 9 de dezembro
Allexandre Costa
Já foram vacinados 8.500 animais em Rio das Ostras até o momento

Após mais um intervalo por conta do feriadão de 2 de novembro, Rio das Ostras retoma a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal aos sábados em unidades de saúde e escolas do Município. No próximo sábado, dia 11, cães e gatos poderão ser vacinados, das 8h às 17h, em três locais: Posto de Saúde do Jardim Mariléa, na Sede DIVS - Divisão de Vigilância em Saúde,situada no Camping de Costazul (um ponto de apoio onde fica a equipe da Dengue) e na Escola Municipal Alberto Jorge, na localidade Reduto da Paz.

A Campanha de Vacinação Antirrábica começou no dia 30 de setembro e já passou por oito unidades de saúde e duas escolas municipais. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Marcelo Barelli, até agora já foram imunizados 8.500 animais no Município. A meta é vacinar 16 mil até o final da campanha.

A programação de vacinação segue aos sábados até o dia 9 de dezembro. Poderão ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade e que estejam em boas condições de saúde. Apenas fêmeas grávidas ou amamentando não podem ser imunizadas.

PREVENÇÃO – A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

A doença é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados e passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes. Uma pessoa mordida por um animal contaminado deve, portanto, procurar um local especializado em doenças infecciosas imediatamente, para que possa ser vacinado e curado.