Publicado em 13 de novembro 2017

Novembro Azul também apoia a prevenção a diabetes

Departamento de Jornalismo - ASCOM

Mauricio Rocha
Pacientes do Programa Hiperdia cantaram em coro durante o evento
Mauricio Rocha
Secretária Rosimeri Azevedo falou da importância da Atenção Básica e das conquistas do Município na área

Pela importância do número de casos da doença no Brasil e no mundo, Rio das Ostras inseriu o Dia Mundial de Diabetes, celebrado em 14 de novembro, na campanha Novembro Azul. O objetivo é levar especialmente os homens a se informar sobre esse mal e a buscar acompanhamento de saúde para se prevenir.

Nesta segunda, 13, pacientes do Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia participaram de atividades lúdicas e educativas e também puderam aferir glicose nas unidades de saúde. A campanha continua nos postos durante o mês, chamando a atenção para prevenção desse e de outros males, como câncer de próstata.

Os pacientes do Hiperdia aprenderam um pouco mais sobre promoção de saúde e, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, até cantaram, em coro, como forma de mostrar que saúde e alegria caminham juntas.

Presente ao encontro, a secretária de Saúde Rosimeri Azevedo, contou sobre os avanços do Município na Atenção Básica e defendeu a prevenção de doenças como a política mais eficaz de Saúde Pública.

“Temos muitos desafios a enfrentar, mas também resultados positivos a comemorar. Estamos investindo na Atenção Básica, reorganizando serviços e qualificando equipes. Cuidem-se! Procurem os postos de saúde, os serviços estão à disposição de vocês”, completou a secretária.

A programação incluiu orientações dos especialistas, como o dentista Thiago Valim, que falou sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal para os pacientes diabéticos.

“O paciente diabético necessita de atenção especial à saúde da boca, já que é mais suscetível a infecções, problemas de adaptação da prótese e dificuldades de cicatrização. É necessário um acompanhamento em sintonia entre as consultas de endocrinologia e odontologia”, explicou Thiago.

HOMEM TAMBÉM SE CUIDA - Convivendo com a diabetes há 23 anos, Juvenal Prudêncio, de 73 anos, é paciente da Rede Municipal, onde recebe atendimento de saúde, medicamentos e orientações. Ele diz que o Programa de Saúde é excelente e chama a atenção, em especial dos jovens, para a prevenção.

“Tem que tomar cuidado com a alimentação e fazer direitinho o acompanhamento nas consultas. Quem não se cuida perde tempo e perde saúde”, disse “Seu” Juvenal, dando exemplo para homens e mulheres.

NOVEMBRO AZUL - Na terça-feira, 14, a programação continua com o “Dia D” do Diabetes, com ações de promoção, prevenção e orientação, distribuição de folhetos explicativos e dosagem de glicemia. As atividades acontecem, durante todo o dia, nos postos de Cidade Praiana e Âncora, nos Centro de Saúde de Nova Cidade e Extensão do Bosque e Clínica da Família.

Já no dia 17, Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata, às 9h, a campanha acontece no Posto de Saúde do Âncora, com orientações sobre a doença para a população.

Faça seu comentário




Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515