Publicado em 05 de dezembro 2017

Dia de Luta contra Aids: mais de 200 testes de HIV realizados

Departamento de Jornalismo - ASCOM

Mauricio Rocha
Bianca Monteiro, coordenadora do Programa IST_Aids explica que população jovem deve ter especial atenção no trabalho preventivo
Mauricio Rocha
Escoteiros participaram do Dia de Luta Contra Aids
Mauricio Rocha
Secretária Rosimeri Azevedo defende a campanha como alerta para população
Mauricio Rocha
Selmo de Oliveira realizou o teste rápido pela primeira vez

A campanha de conscientização em torno da Aids, de tratamento e prevenção, não passou em branco em Rio das Ostras. A ação da Secretaria de Saúde, no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a doença, em parceria com grupos que apoiam a causa, mobilizou a população, que recebeu orientações sobre a doença e ainda pode realizar o teste de rápido diagnóstico do HIV.

Mais de 200 pessoas realizaram o teste. Um deles foi Selmo de Oliveira, de 67 anos. “É muito importante saber. Eu faço sempre as consultas de saúde, mas é a primeira vez que faço esse exame. Resolvi fazer porque vi esse movimento da campanha”, diz Selmo, mostrando como é importante a ação de conscientização.

A secretária de Saúde, Rosimeri Azevedo, confirma esse objetivo. “O trabalho preventivo e o tratamento são realizados durante o ano todo na nossa Rede. Mas essas datas são importantes para alertar a população. Aids não tem cara. O caminho é a prevenção, o cuidado com a vida”, reforça a secretária.

PROGRAMA - O Município conta com o Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/Aids/Hepatites. No momento, 644 portadores do HIV estão em tratamento. Chama a atenção o avanço da doença no mundo e no Município não é diferente. Nos últimos dois meses, mais 20 casos foram registrados. Dos testes realizados no dia 1º de dezembro, mais uma pessoa com HIV foi identificada e encaminhada ao tratamento.

“Destaca-se o aumento no número de casos entre jovens, de 20 a 29 anos. Os tratamentos avançaram, sim, mas não podemos nos descuidar. Por isso insistimos tanto na importância da prevenção. Procure a Rede Municipal de Saúde, informe-se”, lembra a coordenadora do Programa, Bianca Monteiro.

TESTES - Bianca informa que os testes rápidos podem ser realizados em qualquer posto de saúde. No Serviço de Assistência Especializada – SAE, do Programa IST/Aids, os testes são realizados de segunda a quinta-feira, inclusive no horário noturno. O agendamento pode ser feito por telefone. Ao paciente é garantido o sigilo do diagnóstico e a confidencialidade das informações. O Sae funciona na unidade Nilson Marins, na Av. Campomar, s/no , em Cidade Beiramar.

CONSELHO GESTOR – A campanha foi promovida pelo Programa Municipal IST/HIV/Aids/Hepatites Virais em parceria com a Pastoral da Aids, a ONG Grupo Ostras G e o Grupo Escoteiro Leripe de Rio das Ost! ras. O Conselho Gestor do SAE também teve participação ativa na campanha. Primeiro conselho gestor a ser formado no Município, o órgão reúne representantes dos pacientes, funcionários e administradores da Secretaria de Saúde. Seu papel é possibilitar o controle social e contribuir para que o serviço melhore a partir das contribuições desse grupo.

“Além de sugerir melhorias, o conselho contribui para estabelecer metas e objetivos para a unidade. Acompanhamos o trabalho do SAE e participamos das campanhas, como esta de hoje. Nosso maior desafio tem sido sensibilizar os pacientes para a adesão ao tratamento”, disse Wilson Silveira Filho, que integra o conselho.

Faça seu comentário




Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515