Publicado em 12 de janeiro 2018

Parque dos Pássaros ganha ponto de descarte de pilhas e baterias

Departamento de Jornalismo - ASCOM

Allexandre Costa
Papa Pilhas foi posto no Parque para chamar a atenção quanto ao destino correto desses resíduos
Allexandre Costa
Agora Rio das Ostras conta com Papa Pilhas no Parque dos Pássaros e no Cedro

Consciência e Educação Ambiental movendo ações em Rio das Ostras. Além dos ecopontos criados para depósito de materiais reciclados, o Parque dos Pássaros conta agora com o Papa Pilhas, um ponto de descarte de pilhas e baterias, já que a destinação incorreta desses resíduos podem provocar contaminação e poluição do meio ambiente.

Segundo a coordenadora da Educação Ambiental em Rio das Ostras, Uellem Bilro, o projeto de recolhimento de lixo eletrônico existe desde o ano passado no Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras. Para chamar mais a atenção da população, foi colocado também um Papa Pilhas no Parque.

“Desta vez fizemos um depósito em forma de pilha mesmo para ficar mais atrativo. Temos parceria com uma empresa que recolhe e faz a destinação adequada desse tipo de resíduo. Foi um grande ganho para o município, tendo em vista que deixamos de encaminhar para o aterro sanitário esse tipo de lixo que leva mais de 400 anos para se decompor”, destacou.

Ainda de acordo com Uellem, o recolhimento dos materiais descartados nos ecopontos e papa pilhas é feito de 15 em 15 dias. Somente no período de abril a dezembro de 2017 foram recolhidas mais de 75 toneladas de lixo eletrônico, que corresponde a pilhas, baterias, TVs, celulares, telefones, entre outros. Por meio dos ecopontos são recolhidos materiais como papelão, plástico, vidros, óleo de cozinha usado e outros passíveis de reciclagem e reaproveitamento.

Durante todo o ano, o Cedro também realiza diversas palestras e oficinas, como a produção de sabão ecológico e gerenciamento de resíduos sólidos, entre outras, sempre com temáticas voltadas para a Educação Ambiental.

O Centro de Educação Ambiental fica na Avenida Linda, s/nº, no bairro Novo Rio das Ostras, próximo ao Posto de Saúde Dona Edméia, com funcionamento de segunda à sexta, das 8h às 17h, e o Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Marilea.

Faça seu comentário




Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515