Publicado em 08 de novembro de 2012

Rio das Ostras faz Campanha de Prevenção ao Diabetes

Foto: Mauricio Rocha
Foto de uma enfermeira aferindo a pressão de um idoso
Moradores vão poder aferir a pressão e receber informações em praça pública

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio do Programa HiperDia, preparou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes, que acontece na próxima quarta-feira, dia 14. O município tem cerca de 10 mil pacientes cadastrados no programa, sendo que 64,37% do sexo feminino e 35,63% homens. De janeiro a outubro deste ano, 1.332 pacientes foram cadastrados.

As atividades começam na segunda-feira, dia 12, às 9h, com uma capacitação dos profissionais de saúde, na Universidade Federal Fluminense (UFF), quando será abordado o tema “ Atualização na Conduta Terapêutica do Paciente com Diabetes”.

No dia seguinte, haverá palestras para os pacientes, no Centro de Saúde de Extensão do Bosque. Temas como uso, administração e transporte da insulina serão abordados.

O ponto alto acontece na quarta-feira, dia 14, das 9h às 16h, quando haverá uma ampla programação na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações nutricionais, orientações de atividades físicas com fisioterapeutas, além de distribuição de folders informativos sobre a doença.

Em Rio das Ostras, o número de pacientes diabéticos teve um salto a partir de 2009, com o crescimento populacional do município, como explica a coordenadora do Programa HiperDia, a enfermeira Cristiane Grion. "Uma vez cadastrados, os pacientes recebem o Cartão do Hiperdia onde são anotados os valores de pressão arterial, glicemia e exames realizados, para que a pessoa tenha conhecimento desses aspectos relacionados à saúde", comentou.

O paciente também recebe atendimento periódico de médicos, enfermeiros e atendimentos do Programa de Saúde da Família (PSF)e tem acesso gratuito aos medicamentos indicados para o controle das taxas indicativas da doença.

SINTOMAS - As pessoas devem ficar atentas aos principais sintomas da diabetes que são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito, alteração visual (visão embaçada) e dificuldade na cicatrização de feridas.


Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515