Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Leitura e Arte

Que tal participar de uma maratona literária com professores, escritores e contadores de histórias de Rio das Ostras? Esse é o projeto “Encantando com Histórias”! A cada semana vídeos de contação de histórias online serão postadas neste espaço, afinal, precisamos muito de cultura e arte nesse momento de distanciamento social obrigatório.

Vamos conhecer personagens encantadores e viajar para lugares incríveis através da imaginação?

Polegarina (adaptado por Jaldemara Carneiro Santos)

Macaquinho, de Bia Bedran (adaptado por Ulisses Andrade)

"As árvores e o Machado" (Contado por Renan Magalhães)

"A casa e o seu dono" (Adaptado por Cemilsa Shinkava)

Encantando com a Música

Que a música traz bem-estar, ninguém duvida! Pensando nisso, os mediadores do Projeto Música e Educação da rede municipal de Rio das Ostras vão nos presentear com acordes que tem como alvo o nosso coração para tornar nosso dia mais feliz!

Veja o convite dos mediadores de música!

A professora Graciana Rodrigues, do Grupo de Sopros, toca o hino do município, em flauta doce. Arrisque-se tente tocar você também!

Cante com a professora Maria Helena Castro, do Coro Pérolas em Canto, a música 'Rua Bangu', do livro Paraíso Encantado.

O professor Renato Villarta, do Grupo de Violões, toca uma música 'Lamento de Zédi', que consta do Livro Paraíso Encantado.

"NossMaterial Pedagógico: , Nossa Arte"

Para homenagear nossa cidade e os artistas que nela habitam vamos conhecer um pouco mais das obras de arte que embelezam Rio das Ostras? A Praça da Baleia, o Poço de Pedras, a escultura de Dorival Caymmi e o mosaico do prédio que abriga o Centro de Formação Artística em Teatro, Dança e Música, a ‘Onda’, são obras de Roberto Sá e Clara Arthaud. Junte-se a esses artistas, e faça uma obra de arte de seu lugar predileto de Rio das Ostras e envie-nos! Mas, nesse momento de isolamento social, é para fazer de casa, de memória!

Fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer - Semede, o escultor da baleia Jubarte e do mergulhador que enfeitam a Praça da Baleia, do Poço de Pedras, no centro e da homenagem em bronze ao cantor Dorival Caymmi, Roberto Sá se dirige aos alunos da rede municipal e incentiva-os a fazer arte utilizando massinha. Vamos aceitar o desafio e fazer releituras de obras de arte que embelezam Rio das Ostras?

Clara conta um pouco de como fez a escultura do prédio do Centro de Formação Artística em Teatro, Música e Dança de Rio das Ostras, a 'Onda', que encanta quem chega ao centro de Rio das Ostras. Fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer - SEMEDE, a escultora lança o desafio aos alunos da rede municipal de fazerem releituras de paisagens da cidade a partir da técnica do Mosaico. Vamos lá?

Pesquisa no Portal