Abrigo Municipal recebe prêmio do Ministério Público
Publicada em: 24 de outubro de 2018 - 15h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Abrigo Municipal de Rio das Ostras foi destaque no VIII Concurso Cultural do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no Módulo Criança e Adolescente (MCA) .
Duas crianças acolhidas pelo Abrigo Municipal de Rio das Ostras foram premiadas no concurso e receberam brinquedos entregues pelos promotores do MPRJ. Esta é a sexta vez que o Abrigo Municipal é premiado.
A premiação aconteceu no dia 18 de outubro, no Rio de Janeiro, e reuniu os vencedores. O concurso, realizado todos os anos, premia crianças e adolescentes que estão acolhidas em abrigos de todo o estado. Os menores acolhidos participaram do concurso enviando manifestações culturais como poesias, textos, vídeos e trabalhos manuais ao MPRJ e uma equipe julgadora escolheu 12 trabalhos vencedores: cinco na categoria criança, cinco na categoria adolescente. Nesta edição, foram dadas duas menções honrosas aos trabalhos que mais se destacaram.
Para Tiago Teixeira, Diretor do Abrigo Municipal, a premiação prova que o bom trabalho tem uma ação contínua. “Todo ano o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro faz um levantamento das crianças acolhidas, em todos os abrigos. Ficamos muito honrados. É a sexta vez em que somos premiados, o que demonstra o reconhecimento do trabalho realizado por nossa equipe. É muito gratificante. As crianças escolhem os prêmios e se sentem valorizadas. Neste ano todos nossos acolhidos participaram do concurso”, explica o Diretor.
PROCESSO DE CRIAÇÃO – Todas as crianças e adolescentes do Abrigo Municipal criaram seus projetos com entusiasmo. A concretização dos trabalhos artísticos, cujo tema foi de livre escolha dos acolhidos, deu-se através de orientação pedagógica e incentivo a prática de atividades artísticas, tais como: desenhos, vídeos, redação, fotos, pinturas, dentre outras que consistam em manifestação cultural, conforme exigência do edital para o concurso.
Além do apoio pedagógico, a equipe do Abrigo Municipal colaborou para a realização dos trabalhos: as “tias” da cozinha, o guarda municipal, os cuidadores de plantão, o motorista e as auxiliares de serviços gerais.
“Todos de alguma forma contribuíram para que realizassem seus sonhos artísticos. São verdadeiros artistas e exemplos de superação e resiliência. Assim são nossas crianças e adolescentes. Todos esses acolhidos são merecedores de troféus e prêmios em primeiro lugar porque são verdadeiros vencedores da vida!”, relatou Iatiara Pitanga, Pedagoga e Assistente de Projetos Especiais do Abrigo Municipal.
“O bolo do coração. Aquele que minha mãe fazia e não sai da minha memória”, relata S.V.B.N., 11 anos. E que tal um aquário imaginário? “Os peixinhos são meus irmãos e eu. A minha mamãe, a peixe maior, está carregando um peixinho dentro dela”, explica I.N.A.S., 7 anos.
E há os mais originais, os que reconhecem no Abrigo Municipal a sua morada. “Vejo o Abrigo como uma verdadeira casa. Quero fazer uma maquete da construção”, relata B.M.S., jovem de 14 anos.
Há, ainda, os que encontraram no Esporte sua autoestima e expõem essa conquista em vídeo e em fotos como troféu. “Costumo treinar altinha na praia”, diz W. L. C. Destacaram-se na categoria infantil o projeto “Porta-Retrato das minhas impressões digitais”, L.C.S.S., de 7 meses, e o “Peixinhos no Aquário”, de I.N.A.S., 7 anos.
Os projetos foram analisados por uma Comissão do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que levou em consideração a criatividade e a originalidade dos trabalhos. Os trabalhos premiados no concurso foram expostos no foyer do edifício-sede do Ministério Público, no Rio de Janeiro.
ABRIGO MUNICIPAL – Atualmente o Abrigo Municipal de Rio das Ostras acolhe 11 crianças e adolescentes entre de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses.
Os menores recebem toda assistência da Prefeitura, com o apoio de assistentes sociais, orientadores sociais e merendeiras.