Ação combate invasão em área pública de preservação
Publicada em: 23 de Março de 2016 - 15h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMUma ação envolvendo equipes das Secretarias de Segurança Pública e Ambiente de Rio das Ostras, realizada nesta terça-feira, 22, retomou uma área pública de preservação ambiental, com vegetação de manguezal, nas localidades de Ilha e Liberdade, que havia sido ocupada indevidamente. Durante a operação, foram retiradas cercas e derrubadas quatro construções não habitadas. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
A operação utilizou tratores e máquinas para recolher o material. A ação foi pacífica, já que no local não havia moradores. Algumas pessoas, que se diziam donas dos lotes, foram conduzidas até a 128ª Delegacia de Polícia Civil. Só este ano, foram feitas quarto ações para conter invasões de áreas públicas de preservação ambiental, que são enquadradas como crime federal, conforme prevê a Lei federal no 9605/1998.
Os moradores também podem colaborar com o trabalho de fiscalização, encaminhando denúncias de crimes ambientais pelo telefone (22) 2771 6419, que funciona todos os dias.
TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL – Atualmente, 18,74% do território de Rio das Ostras é preservado por meio das Unidades de Conservação. Dessa forma, o Município tem a possibilidade de manter suas bacias hidrográficas e restingas, que garantem a preservação da fauna e da flora.
Um exemplo é a APA da Lagoa do Iriry, com mais de 949 mil metros quadrados. Outro destaque no território sustentável da cidade é a Reserva Biológica Rebio União, de 2.548 hectares, com 2/3 cobertos por densa Mata Atlântica