Ação conjunta coíbe invasão em Área de Preservação Ambiental em Rio das Ostras
Publicada em: 15 de junho de 2005 - 17h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMUma ação eficiente, envolvendo a Prefeitura de Rio das Ostras, Polícias Civil e Militar e Bombeiros, coibiu a ocupação ilegal de cerca de 80 pessoas na Área de Preservação Ambiental da Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras. A ação começou no sábado, dia 11, e terminou com a retirada dos invasores na segunda-feira, 13. A operação primou pelo diálogo e não houve violência durante a retirada das pessoas e das cercas de demarcação de lotes, tendas e construções.
Durante o final de semana, houve sucessivas conversas entre o poder público e os invasores, informando àquelas pessoas que estavam cometendo crime federal, ocupando uma Área de Preservação. Ainda assim, alguns deles insistiam em permanecer no local. Ao final, todos saíram sem resistência durante a operação de retirada, que contou com apoio do 32o Batalhão de Polícia Militar de Macaé, com a presença do Comandante Cel. João Maia Calônio, da Companhia da PM de Rio das Ostras, com a presença do Tenente Werneck, Polícia Civil, 9º Grupamento de Bombeiros de Macaé, além de fiscais do Meio Ambiente e efetivo da Guarda Municipal de Rio das Ostras. A Procuradoria do município e a Secretaria Extraordinária de Governo – Pro-Urbe também deram apoio à operação.
“A Prefeitura cumpriu a legislação federal, que proíbe ocupação de Áreas de Preservação”, disse o Cel. Sérgio Pinto. “Não serão toleradas ações ilegais no município, como invasão de terras. Estamos atentos ao cumprimento da lei e manutenção da ordem em Rio das Ostras”, finaliza o Coronel.
As equipes percorreram toda a área invadida, retiraram as cercas que demarcavam os lotes, tendas e derrubaram alicerces e construções existentes no local. Todo o material apreendido foi recolhido pela Secretaria de Meio Ambiente.


