O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Ação da Prefeitura coíbe crime ambiental, com apoio do Proeis

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Equipe do SAAE contou com apoio da Guarda Ambiental e Policia Militar para retirar ligação clandestina de esgoto na Enseada
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    SAAE identificou a ligação irregular e os responsáveis foram notificados a retirar a tubulação imediatamente
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Ligação irregular causava vazamento de dejetos na via pública
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Guarda Ambiental deu apoio à equipe do SAAE na ação
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    SAAE também esteve no Chácara Marilea, onde foi coibido vazamento causado pela Concessionaria Rio+ Saneamento
Publicada em: 13 de Janeiro de 2026 - 17h29 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Equipe do SAAE contou com apoio da Guarda Ambiental e Policia Militar para retirar ligação clandestina de esgoto na Enseada Foto: Divulgação
SAAE identificou a ligação irregular e os responsáveis foram notificados a retirar a tubulação imediatamente Foto: Divulgação
Ligação irregular causava vazamento de dejetos na via pública Foto: Divulgação
Guarda Ambiental deu apoio à equipe do SAAE na ação Foto: Divulgação
SAAE também esteve no Chácara Marilea, onde foi coibido vazamento causado pela Concessionaria Rio+ Saneamento Foto: Divulgação

Equipe do SAAE, com apoio da Guarda Ambiental e da PM, esteve nesta terça, 13, na Enseada após denúncia de vazamento e ligação clandestina de esgoto

Nesta terça, 13, uma ação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto -SAAE de Rio das Ostras, com apoio da Guarda Ambiental do Município e policiais militares a serviço pelo Proeis, identificou e removeu uma ligação irregular de esgoto feita por um condomínio na Enseada das Gaivotas, o que configura crime ambiental.

A ação aconteceu após denúncia recebida pelo SAAE de um grande vazamento de dejetos na rua Dinah Silveira de Queiroz. A equipe técnica da Autarquia vistoriou todo o percurso da via e identificou que um condomínio havia instalado um extravasor para o passeio público, o que é proibido.

No local, os responsáveis foram autuados e notificados a realizar o reparo de forma urgente, assim como a retirada da tubulação irregular, o que foi feito imediatamente. Todas as medidas cabíveis foram tomadas.

TRABALHO PERMANENTE – O trabalho de fiscalização e verificação de denúncias pelo SAAE segue de forma permanente. Nesta terça, uma outra denúncia de vazamento de esgoto levou a equipe à rua Aristóteles da Cunha, no Chácara Marilea.

Chegando até o local, foi identificado um vazamento de esgoto era de responsabilidade da concessionária Rio + Saneamento. Uma estação elevatória da companhia estava com uma das bombas queimadas, causando o extravasamento.

O SAAE solicitou o reparo imediato e baixa na rede para normalizar a situação.  O vazamento foi solucionado e a Concessionária multada e autuada.

A Autarquia Municipal também informou o caso oficialmente à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – Agenersa.

O SAAE segue com sua rotina de fiscalização e conta com o apoio da população para o resultado efetivo do trabalho.

Denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas diretamente ao SAAE pelo telefone (22) 2771-6422.

 

Pesquisa no Portal