Ações de divulgação para combate a Covid-19 continuam na Cidade

• Foto: Allexandre Costa
  • Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 2 de dezembro de 2022 - 12h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Autoridades municipais alertaram sobre a importância de completar o esquema vacinal Foto: Allexandre Costa
Reunião contou com a presença de líderes religiosos e de comerciantes do Município Foto: Allexandre Costa

Município conta com o apoio de igrejas e comerciantes para ajudar na conscientização da população para completar esquema vacinal

Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, o Governo Municipal se reuniu com representantes de instituições religiosas, empresários e comerciantes do Município, no auditório da Escola Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão. No encontro, os participantes conheceram a Campanha de Conscientização contra a Covid-19, elaborada pela Assessoria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação que alerta sobre a importância da imunização com as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Na reunião foram apresentados os dados de vacinação e disponibilizado material de apoio publicitário, que inclui de cartazes até áudios, que podem ser usados nos estabelecimentos. O material entregue também conta com informações sobre os locais de vacinação e horários, além de orientações sobre a maneira adequada de higienizar as mãos.

As instituições religiosas e estabelecimentos comerciais que contam com o sistema de comunicação poderão usar esse material oferecido para alcançar um maior número de munícipes que ainda não completaram o esquema vacinal.

Na ocasião também foi apresentado o Decreto Nº3427/2022, publicado no dia 22 de novembro, na edição nº1510 do Jornal Oficial, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo coronavírus, considerando a evolução do número de casos de Covid-19 na Cidade. No decreto ficou estabelecido o uso recomendado e obrigatório de máscaras em alguns ambientes fechados.

A subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Jane Blanco Teixeira, falou sobre a necessidade da população rio-ostrense completar o esquema vacinal. “Estamos nos reunindo com os segmentos para que sejamos mais transparentes possíveis no combate a Covid-19. Precisamos alcançar pelo menos 80% dos nossos munícipes com o esquema vacinal completo. Só assim conseguiremos evitar a circulação e possíveis mudanças na cepa do vírus, o que poderia ocasionar uma necessidade de modificação nas vacinas oferecidas”, destacou a médica.

“Estamos mais uma vez reunidos para pedir a colaboração de todas as instituições religiosas e os estabelecimentos comerciais para que sejam multiplicadores dessas informações. É preciso que todos tenham conhecimento da necessidade de completar o esquema vacinal e de continuar com as medidas de higiene. A pandemia ainda não acabou e já identificamos um aumento de positivados nas unidades de saúde que não tomaram todas as doses necessárias”, contou Eduardo Faria, subsecretário de Atenção Especializada da Saúde.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Maurício Mesquita, também esteve presente e destacou a necessidade dessa campanha de conscientização. “É muito importante que todos estejam cientes e engajados nesta campanha contra o coronavírus. Na semana passada, abordamos muito essa questão no meu programa de rádio, para que toda a população entenda a real necessidade de tomar todas as doses da vacina contra a Covid. Já sabemos que a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar complicações da doença e possíveis mortes”, falou Maurício.