Ações de Prevenção a Enchentes mobilizam moradores
Publicada em: 8 de julho de 2009 - 11h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPrimeira grande operação do Grupo de Prevenção a Enchentes aconteceu nesta semana no Praia Ancora
Cerca de 80 pessoas, entre funcionários da Prefeitura, representantes de associações de moradores e de conselhos municipais participaram de uma operação de prevenção a enchentes no Praia Âncora, durante esta semana. Ao lado do vice-prefeito Benedito Wilton (Broder), o grupo orientou moradores quanto a atitudes preventivas aos alagamentos causados pelas chuvas. A ação incluiu a limpeza de fossas no bairro.
“A população tem que trabalhar junto com a Prefeitura para prevenir as enchentes”, disse a moradora Fabiana Monteiro, de 27 anos. “As pessoas não podem deixar lixo espalhado na calçada e devem colocar o lixo no horário certo”, completa a moradora.
A ação foi promovida pelo Grupo de Prevenção a Enchentes – Grupe, que reúne Prefeitura e representantes da sociedade civil organizada para se antecipar ao problema das enchentes. O grupo foi criado com objetivo de debater o assunto, propor soluções e realizar ações preventivas aos alagamentos, que causam transtornos à cidade e à população.
O grupo percorreu o Âncora informando os moradores sobre a importância da limpeza e da construção de imóveis em locais seguros, evitando enchentes e preservando a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas.
Técnicos da Vigilância Sanitária também conversaram com a população sobre a prevenção da dengue, verificaram a existência de focos do mosquito e aplicaram o larvicida quando necessário.
O departamento de saneamento da Secretaria de Saúde também disponibilizou um caminhão para a limpeza de fossas no bairro, reduzindo o risco de acúmulo de água durante as chuvas. Essa ação se soma ao trabalho contínuo de limpeza de fossas realizado pela Prefeitura que, atualmente, beneficia cerca de 30 residências diariamente em toda a cidade.
Depois da ação, será feita uma análise dos resultados. O objetivo da Prefeitura é expandir a atuação a outras localidades do município, incluindo a limpeza de rios e canais.
Importante lembrar que a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 153 em caso de enchentes ou para denúncia de atitudes ilegais, que possam causar riscos à população.


