Adolescentes do Cras participam do evento “UFF de Portas Abertas”
Publicada em: 30 de outubro de 2019 - 09h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAdolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras – Centro de Referência de Assistência Social estiveram na Universidade Federal Fluminense nos dias 23 e 24 de outubro durante o evento “UFF de Portas Abertas”. Durante a visita, o grupo pôde conhecer os espaços da universidade pública (fortalecendo o sentimento de pertencimento) por meio de debate, rodas de conversas e passeios pelos espaços do campus.
Entre os locais visitados estavam a casa sustentável, a moradia estudantil, os laboratórios e a biblioteca. Também puderam conhecer os projetos de robótica e participar de roda de conversa com os estudantes, sendo apresentados aos cursos de Produção Cultural, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia de Produção, Psicologia e Serviço Social.
Além de conhecer os espaços, os adolescentes foram apresentados aos cursos, projetos e pesquisas de extensão oferecidos pela UFF de Rio das Ostras. Também puderam refletir sobre as suas perspectivas de vida e sobre a futura oportunidade de ingressar numa universidade pública.
“Eles se encontram num processo de conquista de autonomia, onde o futuro se coloca sempre como um ponto de interrogação. Os adolescentes chegam ao Ensino Médio e são desafiados a definir um projeto de vida. Devem consolidar, a um só tempo, opções que integram profissão, formação e emprego. Talvez, pela complexidade das escolhas, essa fase é marcada por incertezas e dúvidas”, disse Andrea Vasconcellos, coordenadora pedagógica da Secretaria de Bem-Estar Social.
Para os adolescentes, a visita levou a reflexões importantes. “A experiência foi inovadora e revolucionária, tanto para meu conhecimento sobre a Universidade, quanto meu olhar sobre um lugar que passava despercebido. Eu nem conhecia os cursos oferecidos pela UFF e que podemos usar os espaços da universidade. Foi uma surpresa para mim”, contou Karynne Sulamita Vicente, participante do Cras Sul, de Cidade Praiana.



