Capacitação sobre violências doméstica e gênero

• Foto: Cíntia Rocha
    Agentes de Saúde são capacitados sobre violência doméstica.
Publicada em: 14 de julho de 2022 - 11h25 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Agentes de Saúde são capacitados sobre violência doméstica. Foto: Cíntia Rocha

As secretarias de Assistência Social e de Saúde de Rio das Ostras uniram forças para mais uma política de enfrentamento contra a violência doméstica. Cerca de 120 Agentes Comunitários participaram de uma capacitação em violência doméstica, familiar e de gênero durante dois encontros, 4 e 11 de julho, no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão. As palestram foram ministradas por técnicos do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam.

A capacitação abordou os seguintes aspectos: a violência enquanto um problema de Saúde Pública; a conduta profissional dos agentes; a rede municipal e os principais pontos da Lei Maria da Penha nos serviços desta área.

“Essas capacitações são importantes para que cada um compreenda seu papel nessa rede de proteção à mulher. Estamos retomando as nossas ações coletivas e presenciais, após um longo período de capacitações e ações on-line por conta dos protocolos para prevenção da Covid-19. O contato humano é essencial e nos deixa satisfeito e feliz com a grande adesão dos agentes”, pontuou Rosi Costa, diretora do Ceam.

Para a advogada da Secretaria de Assistência Social, Dra. Amanda Peroba, o trabalho em rede é essencial para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no Município.

“O Ceam tem o caráter articulador desses serviços. Somos uma engrenagem dessa rede na Cidade e fazemos parte de um sistema de garantia de direitos para a mulher. É preciso deixar claro para a comunidade tudo que o Município oferece”, disse.

Durante a capacitação, a inspetora Auristela Araújo, da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, falou sobre as ações desenvolvidas pelo grupamento e os monitoramentos das medidas protetivas para as mulheres em situação de violência em Rio das Ostras.

O encontro contou com o assessoramento da proteção especial da Secretaria de Assistência, Sônia Lopes, a direção do Ceam, Rosi Costa, e membros da equipe técnica atuante, como a Dra. Amanda Peroba, advogada e assessora jurídica da Secretaria de Assistência Social do Município e Laryssa Machado, Assistente Social, empossada pelo último concurso público, realizado na Cidade.