Agentes de Saúde e de Combate a Endemias são importantes no controle da pandemia
Publicada em: 6 de outubro de 2021 - 15h52 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
No dia 4 de outubro comemorou-se o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE). A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras destaca a importância desses profissionais no enfrentamento da pandemia do coronavírus. O Município conta 104 Agentes de Combate a Endemias e 130 Agentes Comunitários de Saúde.
O Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate a Endemias têm vínculos muito próximos da comunidade, criando laços entre a população e os profissionais e serviços de Saúde.
Os ACSs fazem o acompanhamento do estado de saúde de grávidas, lactantes, idosos, crianças e adolescentes, pessoas em sofrimento psíquico, dependência química e grupos em geral em vulnerabilidade. Os agentes têm papel fundamental no acolhimento da população, atuando na promoção à Saúde e prevenção de doenças.
A principal função do Agente de Combate às Endemias é prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas, como aquelas transmitidas por vetores. As tarefas envolvem vistorias de domicílios, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais para identificação, por exemplo, de focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.
COVID-19 – Em Rio das Ostras os ACSs e ACEs são agentes essenciais para a estratégia de controle da Covid-19 no Município.
Esses profissionais trabalham na busca ativa por pacientes sintomáticos, durante as visitas domiciliares. Também contribuem para conscientizar e orientar os moradores com sintomas a buscar as unidades de Saúde.
Atentos à importância da imunização contra ao coronavírus, os agentes também incentivam e orientam os moradores e se vacinar contra a Covid-19.
Os ACSs e ACEs colaboram com as ações de vacinação, tanto diretamente nos polos, quanto no registro das pessoas vacinadas e alimentação dos sistemas de informação da Secretaria de Estado de Saúde e do Governo Federal.