O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Alimentação saudável é tema de sala de aula em Rio das Ostras

Publicada em: 20 de junho de 2007 - 15h49 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Programa de Educação Nutricional nas Escolas começa dia 16, no colégio Inayá Moraes D´ Couto, no Village

Para prevenir doenças ocasionadas pela má alimentação, a Prefeitura de Rio das Ostras desenvolveu um projeto para ensinar às crianças a importância da nutrição correta. O Projeto Educação Nutricional nas Escolas será lançado dia 16, sábado, na Escola Inayá Moraes D´Couto, no Village, com participação de professores. Inicialmente, a iniciativa vai atender mais duas unidades, a Escola Municipal Rio das Ostras, em Cidade Praiana, e o IMERO – Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras.
O Projeto é desenvolvido em parceria entre a Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Vão participar da iniciativa crianças e jovens de 3 a 19 anos.
Em paralelo, a Prefeitura está envolvendo também os alunos do IMERO, que serão futuros professores e vão atuar como multiplicadores desse conhecimento. A iniciativa da Prefeitura será realizada em parceria com a empresa terceirizada responsável pela merenda escolar.
Alunos e professores vão participar de atividades lúdicas, de arte e lazer, voltadas para a criação de hábitos salutares de alimentação, além de oficinas de culinária, onde as nutricionistas vão ensinar pratos saudáveis e o melhor aproveitamento dos alimentos.
Como parte do Projeto, foi realizado um diagnóstico nutricional dos alunos da Escola Municipal de Rio das Ostras. Entre os estudantes de 3 a 6 anos, mais de 12% estavam obesos.
“A obesidade não é um problema só em Rio das Ostras. É uma preocupação mundial, dado o crescimento da doença. Além disso, está associada a outros males como Diabetes, Hipertensão e aumento de colesterol. A solução é educar nossas crianças e criar hábitos mais saudáveis”, diz a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Regina Glória Ramos.

Prevenção é o caminho – Os números de Rio das Ostras mostram que as doenças do aparelho circulatório, como as doenças do coração, representam a maior causa de morte no município. Além disso, em um ano, a Secretaria de Saúde registrou mais de mil novos pacientes inscritos no Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes.

Pesquisa no Portal