Aluna da Rede Municipal é Ouro nos Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude de 2019 foram realizados em Blumenau
    Maria Eduarda Viana é aluna da Escola Municipal Rosangela Duarte Faria
Publicada em: 10 de dezembro de 2019 - 15h48 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Os Jogos Escolares da Juventude de 2019 foram realizados em Blumenau Foto: Divulgação
Maria Eduarda Viana é aluna da Escola Municipal Rosangela Duarte Faria Foto: Divulgação

Entre os dias 26 a 30 de novembro, Blumenau, em Santa Catarina, foi palco para a ginasta Maria Eduarda Viana Gomes representar o Município e o estado do Rio de Janeiro e mostrar toda a graça da ginástica rítmica que aprende desde pequena na Cidade. O local foi a sede da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2019.

“Minha mãe me colocou para fazer ginástica rítmica e natação. No início achei muito difícil a ginástica, mas gostei muito de fazer. Para a etapa classificatória para os Jogos Estudantis, treinamos muito, de domingo a segunda, e quando soube que tínhamos conseguido a vaga, ficamos muito felizes. O clima nos Jogos Estudantis é muito legal. Vários jovens competindo em várias modalidades diferentes”, disse, encantada, a menina.

Acompanhada por outra ginasta da Giro, Alana Benevenuto, aluna da escola ETP e pela técnica Milena Miranda, Maria Eduarda, trouxe para casa quatro medalhas. Ela foi campeã no aparelho Maças, em 3º lugar no aparelho Corda e foi campeã geral na categoria 12 a 14 anos, na segunda divisão. É importante destacar que esse é o resultado mais importante para o estado nos últimos seis anos.

“No somatório geral por equipe, Maria Eduarda e a atleta do Rio de Janeiro Amanda Ferreira obtiveram a melhor pontuação fazendo com que o Rio de Janeiro conquistasse o lugar mais alto do pódio dentre 13 estados do Brasil. Com este resultado, o Rio sobe para a 1ª divisão, maior nível dos Jogos, em 2020”, comentou a equipe da GIRO em nota oficial.

A técnica da Seleção de Ginastica Rítmica do Rio de Janeiro e professora da GIRO, Milena Miranda, conquistou sua vaga através dos resultados obtidos pelas duas ginastas, Alana e Maria Eduarda, na etapa classificatória estadual, Eram somente 4 vagas disputadas. A coreografia é assinada pela técnica Yordanka Zarkova.

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE – Sendo a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 17 anos de escolas públicas e privadas de todo o país. Na fase nacional, os jovens competem em 14 modalidades. São elas atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e, apenas na categoria 15 a 17 anos xadrez e wrestling.

A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB em 2005.