O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Município é destaque em Olimpíada de Astronomia

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Com inovação e criatividade, a professora Carolina Lima Pimentel preparou os alunos para a Olimpíada 
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Turma da professora Roberta Tavares da Silva aceitou o desafio de participar da competição nacional
Publicada em: 23 de novembro de 2022 - 11h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Com inovação e criatividade, a professora Carolina Lima Pimentel preparou os alunos para a Olimpíada  Foto: Divulgação
Turma da professora Roberta Tavares da Silva aceitou o desafio de participar da competição nacional Foto: Divulgação

Duas alunas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras foram premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. As estudantes Manuela Soares Magalhães e Alexia Vitória Souza da Silva são de turmas de 5° ano da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital. Elas ganharam medalhas de prata e bronze na competição nacional, que reuniu mais de 700 mil participantes de escolas públicas e privadas.

A avaliação da OBA foi realizada por meio de uma prova presencial aplicada no mês de maio. O teste era composto por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. De acordo com a organização da Olimpíada, a maioria das questões exigia raciocínio lógico e as medalhas foram distribuídas conforme a pontuação obtida por aluno, separado por nível da competição.

Segundo a diretora da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, Denise Pinheiro das Neves, a participação da escola na Olímpiada foi concretizada em um esforço conjunto entre os alunos e a equipe escolar.

“A proposta da Olimpíada foi apresentada a um grupo de alunos, que gostaram da ideia de participar e ficaram muito interessados. A Manuela e a Alexia se destacaram na prova, ganhando as medalhas, os demais ganharam certificados de participação”, explicou a diretora da unidade.

A diretora destacou ainda que a preparação dos estudantes contou com o trabalho prático dos conteúdos da prova em sala de aula, estabelecidos também no Referencial Curricular de Rio das Ostras – Recro.

“Foram trabalhadas as habilidades cobradas na Olimpíada e que também estão no Recro, estabelecendo uma série de atividades práticas, como o uso de aplicativos, construção de modelos, observação das constelações, uso de vídeos e imagens, elaboração de esquemas do sistema solar, jogos, entre outras atividades. Aliamos teoria e prática em torno de assuntos que sempre povoam o imaginário das crianças, com um trabalho em conjunto dos professores, que aceitaram o desafio de preparar de os alunos de forma bem prazerosa”, disse Denise.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana, ressalta que destaques como esse concretizam a educação de qualidade oferecida aos alunos. “A premiação das alunas da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira mostra a importância do trabalho em conjunto e de excelência na educação das nossas crianças e adolescentes. Conquistas como essas nos enchem de orgulho e indicam que estamos no caminho certo. Parabéns às estudantes, aos professores e a toda equipe escolar por essa realização”, enfatizou.

Pesquisa no Portal