Aluno selecionado para evento de matemática

Publicada em: 22 de Março de 2024 - 09h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Benício Felizola participa do “Encontro do Hotel de Hilbert”, por seu bom desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras teve o primeiro aluno selecionado para o “Encontro do Hotel de Hilbert”. O estudante Benício Felizola de Freitas, da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, foi convidado para participar do evento devido ao bom desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado a medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A ação reunirá cerca de 200 jovens de todo o País em uma imersão de atividades e desafios da disciplina.

Benício Felizola acumula três medalhas em duas edições da OBMEP. Em 2022, foi ganhador do bronze e em 2023, conquistou o lugar mais alto da honraria, com duas medalhas de ouro – uma nacional e outra estadual. Com as duas medalhas conquistadas, o professor de matemática da unidade escolar, Lucas Coutinho Azevedo, também foi premiado.

Ainda em 2023, o aluno, juntamente com seu grupo de atuação, abordou o experimento matemático Hotel de Hilbert na 1ª Feira de Matemática de Rio das Ostras – Fematro, ganhando prêmio de destaque na exposição.

“Esse é mais um sonho realizado que vai abrir muitas portas. Estou muito feliz por todas as conquistas junto à matemática e ansioso pela viagem. É um orgulho muito grande pra mim e para a minha família”, disse.

O evento “Hotel de Hilbert” será realizado no mês de abril em Natal, Rio Grande do Norte. Serão quatro dias de aulas, atividades e desafios, sem qualquer custo para os alunos participantes.

ENCONTRO – O evento foi inspirado no “Hotel de Hilbert”, um paradoxo exposto pelo alemão David Hilbert (1862-1943). O matemático apresentou a analogia de um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto seguinte. Em linguagem matemática, com a nova chegada, o hóspede do quarto ‘n’ pula para o quarto ‘n+1’ e assim sucessivamente. Ou seja, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

OBMEP – Neste ano, a competição irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.