Alunos aprendem a combater Aedes Aegypti

Publicada em: 4 de Maio de 2023 - 09h37 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Desde a Educação Infantil, escolas do Município incluem atividades sobre a temática de combate à Dengue e a doenças transmitidas por picadas de mosquitos Foto: Divulgação

Com a certeza de que a prevenção e a informação são as melhores armas contra a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, as escolas de Educação Infantil do Município, com o apoio do Programa Saúde na Escola, estão promovendo ações com personagem vivo representando o mosquito, para tratar da temática de Saúde Pública de modo lúdico e prazeroso.

Na última terça-feira, 25, a ação na Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes, no Âncora, contou com o personagem do mosquito e, segundo a gestão da Unidade, na apresentação do tema ‘Moradia’, pertencente ao eixo temático da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse dia, as crianças tiveram uma visita inesperada.

“A turminha do turno da manhã estava trabalhando moradia e olha quem apareceu na nossa casa?! O Mosquito da Dengue”, disse a gestora Maria José de Souza, descrevendo a atividade que atendeu a 120 alunos.

Para a professora de enfermagem e coordenadora do ‘Programa Saúde Na Escola’ na Secretaria Municipal de Educação, Silvia Mendes, a Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da Educação e da Saúde. É espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

“Para o alcance dos objetivos e sucesso do Programa de Saúde na Escola – PSE, é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar interna e externa”, afirmou.

No Mar do Norte, os alunos da Escola Municipal Enedina Fidelis Moreira também desenvolveram diversas ações sobre a temática, como conta a diretora da Unidade, Elizângela Lopes. “Tivemos apresentação de história, vídeo sobre o tema e um espaço com possíveis lugares onde o mosquito da dengue pode se proliferar”, detalhou.

A conscientização e sensibilização ao combate do Aedes Aegypti, intitulado “Xô mosquito”, já aconteceu em algumas escolas pactuadas do PSE.

Outras unidades irão realizar com tema lúdico, cartaz e pinturas ainda no mês de maio. São elas a Escola Municipal Rio das Ostras, Henrique Sarzedas, Prefeito Cláudio Ribeiro e Creche Dona Senhorinha.