O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Centro Especializado já recebe alunos

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Joquebede Vargas já fez a matrícula de Pérola no Cemaee
Publicada em: 1 de setembro de 2022 - 16h58 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Joquebede Vargas já fez a matrícula de Pérola no Cemaee Foto: Divulgação

Responsáveis devem se informar na unidade escolar sobre inscrições no CEMAEE, voltado para integração e desenvolvimento

Até 2 de setembro, os pais e responsáveis dos alunos público-alvo da Educação Especial matriculados nas creches municipais podem realizar a inscrição no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CEMAEE.

No período, o Centro de Atendimento recebe também as transferências internas dos alunos cegos e com baixa-visão, alunos surdos, alunos com altas habilidades e superdotação matriculados nas Salas de Recurso das unidades escolares e que tenham interesse em frequentar as atividades do CEMAEE.

De acordo com a subsecretária Pedagógica, Dayse Bastos, as unidades escolares já informaram aos pais e responsáveis sobre o trâmite para inscrição e tem dado todo o apoio para a efetivação da matrícula.

“Solicitamos aos gestores das unidades que os responsáveis por esses alunos sejam informados e encaminhados ao CEMAEE para efetivar a matrícula portando o Termo de Encaminhamento, preenchido pela Unidade Escolar, bem como os documentos lá relacionados. E, a fim de colaborar com esses responsáveis, orientamos que a escola providencie as cópias dos documentos necessários e anexe ao Termo”, explicou.

Os responsáveis dos alunos público-alvo da Educação Especial que ainda não formalizaram a matrícula no Centro de Atendimento, podem solicitar o Termo de Encaminhamento nas Unidades Escolares e comparecer ao espaço de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

SALA DE RECURSOS – O CEMAEE faz parte do Atendimento Educacional Especializado, não podendo o aluno estar vinculado duplamente neste serviço, ou seja, na Sala de Recursos e no CEMAEE.

O aluno da Educação Especial tem dupla matrícula na Rede Municipal de Ensino: na Escola e na Sala de Recursos. Caso o responsável opte pelo atendimento no CEMAEE, o aluno não frequentará mais a Sala de Recursos, mas continuará a frequentar as aulas na unidade escolar em que está matriculado e, como complementação do seu atendimento, frequentará o CEMAEE.

Joquebede Vargas, mãe da Pérola, de 3 anos, que estuda na Creche Municipal Valdira Rodrigues Flausino, em Nova Cidade, esteve, nesta quarta-feira, 31, no Centro de Atendimento Especializado para efetivar a matrícula da aluna. Ela participou da reunião, no estilo Roda de Conversa, com temáticas específicas e dinâmicas capitaneadas pelos profissionais que atuam no espaço.

“É a segunda vez que eu venho ao Centro de Atendimento Especializado. Na primeira vez, a diretora Zuleika Zannuzio, esteve na creche e nos convidou para vir conhecer o espaço. Ainda estavam terminando as adequações, mas já vi que estava muito bonito, com as salas especializadas. Tenho muitas expectativas. Sei que isto aqui é o que a minha filha precisa!”, afirmou.

CEMAEE – O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Padre João Machado Evangelho foi inaugurado em julho e tem sua proposta metodológica pautadas no Desenho Universal na Aprendizagem (DUA) e no Currículo Funcional Natural.

Durante o último mês, os profissionais especializados, que fazem parte da Equipe da Educação Especial que atua no ambiente, participaram de formações continuadas e realizaram adequações não apenas na determinação dos conteúdos referentes a cada etapa escolar, mas também nos objetivos, nos meios de avaliação, nos métodos docentes e na formulação de materiais para o uso com o aluno, sempre visando uma aplicação prática e funcional do dia a dia.

Entre as atividades ofertadas atualmente no CEMAEE, estão a estimulação precoce de bebês de 6 meses a 3 anos, Horta, Orientação e Mobilidade, Espaço de Corpo, Som e Movimento, Sala Maker, Sala de Libras e Sala de Braile.

Pesquisa no Portal