Alunos da Rede Municipal participam da Olimpíada de Robótica

• Foto: Ascomti
  • Foto: Ascomti
Publicada em: 4 de agosto de 2022 - 14h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e do Scratch in Practice acontece neste sábado, 6, de 8h às 17 horas, no Polo de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. A Rede Municipal será representada por alunos das escolas Nilton Balthazar, Professora América Abdalla, Professora Rosângela Duarte Faria, Dom Bento e João Bento Duarte Neto.

Além de Rio das Ostras, participam equipes de Campos, Macaé, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Cabo Frio e Rio Bonito. Cada grupo será composto por até quatro integrantes, incluindo o professor técnico. Equipes selecionadas nessa etapa participam da fase nacional.

Durante a competição, os estudantes vão simular o resgate de vítimas em ambiente hostil a partir de uma solução robótica que salva vidas. O robô deve ser autônomo e percorrer a arena passando por redutores e desviando de obstáculos, reconhecendo as vítimas após uma ladeira que exige tração.

Cada etapa da arena e ação robótica possui uma pontuação diferenciada. Antes de colocar o robô para rodada, as equipes reconhecem o espaço e podem calibrar suas soluções. Os juízes são professores e alunos universitários parceiros e voluntários.

Oficinas de programação Scratch in Practice estarão abertas à comunidade, de 10 às 16h, com ideias criativas. A programação do Scratch inclui atividades desplugadas para os menores e desafio conectado com a temática 7 das ODSs (Energia Limpa e Acessível) para os maiores.

OBR – O evento utiliza-se da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Equipes de cinco escolas da Rede Municipal competem na etapa regional da Olimpíada Foto: Ascomti
Durante a competição, estudantes vão simular o resgate de vítimas em ambiente hostil a partir de uma solução robótica Foto: Ascomti