Alunos colhem feijão produzido em horta escolar
Publicada em: 8 de setembro de 2025 - 10h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


Área é cuidada coletivamente por 20 alunos do 4º ano de escola da zona rural de Rio das Ostras
Preparar a terra, plantar, cuidar e deixar germinar – o ciclo da produção de feijão foi concluído com sucesso na horta comunitária da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, na localidade de Cantagalo. Nesta semana, os alunos participaram da colheita do grão, considerado um alimento tradicional na cultura agrícola da zona rural de Rio das Ostras.
A horta comunitária é cuidada coletivamente por 20 alunos do 4º ano. O projeto foi pensado para auxiliar os estudantes com defasagens, oferecendo avanços no ensino e fortalecimento das práticas pedagógicas, além da valorização dos saberes rurais e da agricultura familiar na alimentação e na vida cotidiana dos alunos.
A colheita do feijão contou com maquinário específico que auxilia no processo de debulha do grão. A atividade destaca o simbolismo dos projetos pedagógicos integrados à vida no campo.
“Foi uma experiência enriquecedora que valoriza a vida no campo e fortalece o vínculo com a agricultura. Desta forma, o feijão se mantém como símbolo de aprendizado, tradição e conscientização sobre o papel essencial da agricultura na comunidade de Cantagalo”, destacou a diretora da escola, Glória Escafura.
A colheita do feijão contou com a participação do Departamento de Agropecuária, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que é parceira no cultivo da horta comunitária e responsável pelo Projeto Feijão, desenvolvido com os agricultores locais.
HORTA – O espaço é protagonizado pelos alunos, que participam de todas as etapas do cultivo, desde a escolha das hortaliças plantadas até a distribuição dos alimentos.
Além do feijão, são cultivadas hortaliças comuns nas casas dos alunos, como alface, cebolinha e coentro. Os alimentos são doados aos funcionários da escola, como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho diário de todos.
Todas as etapas da horta são catalogadas pela turma com cartazes, registros orais e escritos, além de um diário coletivo com desenhos e observações sobre o crescimento das plantas.
As atividades têm a organização, acompanhamento, mediação e incentivo das professoras Selma Maria Oliveira Lins e Andrea Pessanha de Souza Coutinho.
PROJETO FEIJÃO – O programa atende 21 agricultores de Cantagalo, fortalecendo a cultura do campo e a economia local. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com suporte desde o preparo do solo até a separação dos grãos, incluindo fornecimento de maquinário e assistência técnica especializada.