Alunos de música se destacam no Jazz & Blues Festival

Os alunos de Música foram uma atração à parte durante o evento
    A intervenção na Boca da Barra foi um sucesso
Publicada em: 21 de junho de 2022 - 10h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Que Rio das Ostras é um celeiro de talentos, não tem como duvidar e que a atuação da atual gestão da Fundação de Cultura é fundamental para isso, também não. Uma prova de que o desenvolvimento da arte no Município está no caminho certo é o trabalho desenvolvido no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Onda).

Na 18ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, dois grupos de alunos do curso técnico de Música da Onda foram uma atração à parte. Convidados pela presidência da Fundação, eles fizeram uma intervenção musical, antes e depois dos shows programados, no entorno dos palcos da Concha Acústica, Lagoa de Iriry e Boca da Barra e chamaram a atenção do público e dos músicos convidados pela organização do evento, por conta do repertório escolhido, basicamente composto por clássicos da MPB, e da qualidade musical apresentada.

Dentre os alunos que se apresentaram, estão Anna Luíza de Salles (teclado/1º ano), Eliane Cristina Gomes (Flauta Transversal / 2 ° ano), Fernanda Pereira Pinto (Piano / 2° ano), Flávio Catarinozi (Flauta Transversal /  1° ano),  Mark Barreto (Piano/ 2° ano), Matheus Oliveira (Teclado /  1° ano), Sinara Pacheco (Piano/ 2° ano) e Virginia Januário (Sax / 1° ano).

De acordo com a diretora do Centro de Formação Artística, Fabiana Nagib, a prática de conjunto e o entrosamento musical fazem parte da grade curricular do curso técnico de música. “Nossos alunos tiveram uma oportunidade incrível de colocar em prática o que estão aprendendo na nossa escola, para um público que veio assistir músicos internacionais em um evento que é considerado o maior da América Latina no gênero. Foi fantástico”, declarou.

Outra questão apontada por Fabiana foi a receptividade e o interesse do público nos alunos durante a apresentação. “As pessoas aplaudiram, elogiaram e se interessaram pelos alunos e pelo Centro de Formação Artística, procurando saber mais detalhes sobre os cursos que oferecemos.  Todos ressaltaram a qualidade dos nossos alunos ao final de cada apresentação. Realmente ganhamos uma visibilidade muito grande por conta dessas intervenções. Todos estão de parabéns, alunos, equipe da Fundação de Cultura e público, porque foram apresentações maravilhosas que mostraram um pouco dos nossos talentos”, completou a diretora da Onda.

Para a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis, o sucesso das intervenções musicais dos alunos da Onda mostra que o trabalho desenvolvido está realmente no caminho certo. “Nada mais justo do que dar oportunidade para que os nossos talentos pudessem também mostrar seus dotes e suas qualidades. O convite foi uma escolha certa para mostrar à população que o trabalho que desenvolvemos é fundamental para o crescimento da Cultura no nosso Município. Foi gratificante ver o público aplaudindo e elogiando os nossos alunos. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou a presidente.

A aluna Sinara Pacheco, que se apresentou na Boca da Barra e na Concha Acústica, ficou encantada com a oportunidade. “Ficamos lisonjeados de participar desse evento tão importante. Foi uma experiência única que nos proporcionou estar junto com músicos de alta qualidade e de ter a oportunidade  de aperfeiçoar  nossos conhecimentos . Agradecemos a Fundação de Cultura pela oportunidade e confiança”, disse a pianista.

Para Eliane Gomes, a intervenção feita na Lagoa de Iriry foi incrível. “Todo o processo de estudo e pesquisa, além da prática na sexta e sábado, compuseram um rico período de aprendizado que, com certeza, levarei como uma importante experiência. É fundamental ressaltar que o curso da Onda é, sem dúvidas, uma referência para a Cidade por sua qualidade e profissionalismo para com os estudantes”, contou a flautista.

Os alunos de Música foram uma atração à parte durante o evento Foto: Divulgação
A intervenção na Boca da Barra foi um sucesso Foto: Divulgação