Alunos vivenciam área do Direito em visita à Justiça Federal
Publicada em: 29 de setembro de 2025 - 13h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


Alunos da Escola Municipal Senhorinha de Oliveira Gomes – Tia Lola, de Rio das Ostras, conheceram mais sobre o universo do Direito, em contato com profissionais da Área. Cerca de 50 estudantes do 9º ano visitaram, na última semana, a Justiça Federal – Subseção Judiciária de São Pedro da Aldeia, por meio do projeto “Espelho para o Futuro”.
Além de apresentar aos jovens esse campo profissional, a visita despertou reflexões sobre o serviço da cidadania e proporcionou momentos inspiradores.
Coordenado pela Juíza Federal Dra. Mônica Lúcia do Nascimento Alcântara Botelho, o Projeto apresentou toda a estrutura e o funcionamento da Subseção Judiciária, incluindo o gabinete da juíza, o cárcere, o tribunal e suas dependências. A iniciativa contou, ainda, com palestras de diversos profissionais que atuam junto ao órgão, como procuradores, policiais federais e militares.
Além de despertar o interesse dos alunos para a área do Direito, a visita buscou inspirar os adolescentes com as experiências de vida desses profissionais, muitos deles com origem de escolas públicas, levando exemplos de superação sobre sonhos, conquistas e objetivos de vida.
“É muito gratificante poder compartilhar minha história e escutar, também, o relato dos outros profissionais que participam e enriquecem esse Projeto. A gente abre o espaço na nossa rotina de trabalho para receber os jovens. É uma ação feita com muito carinho. É muito importante compartilhar desse momento com os alunos”, contou a Juíza Federal Dra. Mônica Lúcia Botelho.
Para o aluno Filipe Fernandes Egídio, a experiência transformou a maneira de pensar os estudos. “A visita foi muito importante para todos nós alunos, pois nos proporcionou uma nova perspectiva de futuro. Podemos nos espelhar nos profissionais e ter uma base, como por exemplo, para saber como nos preparar. Entendemos que o nosso posicionamento quanto aos estudos pode mudar o nosso futuro”, disse.
A diretora-geral da Escola Municipal Senhorinha de Oliveira Gomes – Tia Lola, Hovenia Menezes Duarte, destacou os benefícios do Projeto no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. “A experiência vivenciada pelos estudantes revelou-se profundamente enriquecedora. O acolhimento atencioso e a forma clara e didática com que as informações foram compartilhadas contribuíram de maneira decisiva para despertar a consciência cidadã e ampliar os horizontes profissionais dos participantes, evidenciando o papel transformador da educação e do acesso à informação”, revelou.