Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Alunos do 4º e 5º anos de Rio das Ostras participam da Olimpíada de Matemática

Alunos do 4º e 5º anos de Rio das Ostras participam da Olimpíada de Matemática

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A prova é composta de 15 questões de múltipla escolha que totalizam 15 pontos.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A prova deste ano poderá ser aplicada de forma remota ou presencial.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A Obmep “Nível A” tem, entre os objetivos, o estímulo e a promoção do estudo da Matemática no Brasil.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Materiais extras para o estudo dos alunos foram enviados para as unidades escolares e postados na plataforma.
Publicada em: 4 de novembro de 2021 - 11h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A prova é composta de 15 questões de múltipla escolha que totalizam 15 pontos. Foto: Divulgação
A prova deste ano poderá ser aplicada de forma remota ou presencial. Foto: Divulgação
A Obmep “Nível A” tem, entre os objetivos, o estímulo e a promoção do estudo da Matemática no Brasil. Foto: Divulgação
Materiais extras para o estudo dos alunos foram enviados para as unidades escolares e postados na plataforma. Foto: Divulgação

 

Obmep “Nível A” conta com a participação dos estudantes da Rede Municipal que podem fazer a avaliação até 12 de novembro

Alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Módulo I fase III, regularmente matriculados em escolas públicas da Rede Municipal de Rio das Ostras, podem realizar as avaliações da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) “Nível A” 2021 até o próximo dia 12 de novembro.

As provas foram encaminhadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e estão disponibilizadas no portal EVirtu@l Aluno. A data foi flexibilizada pela Secretaria Municipal de Educação de Rio das Ostras, com autorização do Impa, para melhor atender aos grupos de alunos que estão sendo assistidos de maneira escalonada devido as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

A prova é composta de 15 questões de múltipla escolha que totalizam 15 pontos. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da Obmep e seguem a abordagem utilizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para os alunos desses anos de escolaridade.

Excepcionalmente, a prova deste ano poderá ser aplicada de forma remota ou presencial, tendo em vista a realidade de cada unidade escolar.

De acordo com a coordenadora de segmento, Elizabeth Mainent, materiais extras para o estudo dos alunos foram enviados para as unidades escolares e postados na plataforma. Ela lembra ainda que o material deve ser adaptado de acordo com a realidade dos estudantes de cada turma.

“Sugerimos ainda que os professores acessem o “Portal do Saber”, que possui diversos desafios que auxiliam no desenvolvimento de habilidades que envolvem o raciocínio lógico. O importante é que haja estímulo ao aprendizado dos alunos”, conclui Elizabeth.

OBMEP “NÍVEL A” – Destinada aos alunos de 4º e 5º aos de escolaridade, Obmep “Nível A” tem, entre os objetivos, o estímulo e a promoção do estudo da Matemática no Brasil, a contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a materiais didáticos de qualidade, promoção e difusão da cultura matemática e a  identificação de jovens talentos. A Obmep “Nível A” é uma organização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Pesquisa no Portal