O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Alunos participam de Olimpíada da Pessoa com Deficiência

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    CEMAEE esteve entre as 120 instituições participantes do evento.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Competição é considerada um dos maiores eventos esportivos do gênero do Brasil.
Publicada em: 1 de setembro de 2025 - 15h52 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
CEMAEE esteve entre as 120 instituições participantes do evento. Foto: Divulgação
Competição é considerada um dos maiores eventos esportivos do gênero do Brasil. Foto: Divulgação

Competição foi realizada em Volta Redonda no fim de semana

Rio das Ostras marcou presença em mais uma iniciativa de apoio ao esporte, à inclusão e à cidadania. Alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) Padre João Machado Evangelho, ligado à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, participaram da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede), em Volta Redonda. A competição, realizada no fim de semana, é considerada um dos maiores eventos esportivos do gênero do Brasil.

Seis alunos riostrenses participaram da Olimpíada, nas modalidades atletismo – arremesso de peso e natação. Todos ganharam medalhas de participação.

“Neste ano, abrimos atendimentos complementares de paraesporte pela importância do desenvolvimento das habilidades nos alunos por meio do esporte. A participação dos alunos foi muito importante, pois gera engajamento entre os familiares e possibilita o desenvolvimento desses alunos a partir de diversos estímulos”, destacou a diretora do CEMAEE, Ana Paula Portugal.

O CEMAEE esteve entre as 120 instituições participantes do evento, com 50 cidades de três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), além do Distrito Federal.

Educação Inclusiva – O CEMAEE atua no contraturno escolar, com 14 Salas de Recursos Multifuncionais específicas e atividades complementares. Os espaços atendem a estudantes com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, deficiências múltiplas, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas-habilidades/superdotação.

O atendimento é voltado para alunos desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidas atividades de Estimulação Precoce, Comunicação Alternativa/Aumentativa (CAA), Braille, LIBRAS, Sala Maker, Laboratórios de Aprendizagem e da Casa da Vida Independente.

O CEMAEE disponibiliza também atendimentos complementares de psicomotricidade, paraesporte e atividades aquáticas, além do suporte aos pais e responsáveis por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa e vivências.

Pesquisa no Portal