Alunos e educadores premiados pelo MPT recebem homenagem
Publicada em: 10 de outubro de 2025 - 15h18 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM



Certificados e premiações foram entregues pelo prefeito Carlos Augusto Balthazar
Alunos e equipes escolares de Rio das Ostras, premiados na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foram homenageados pela Administração Municipal. Nessa quinta-feira, dia 9, os grupos receberam os certificados e as premiações das mãos do prefeito Carlos Augusto Balthazar, em um ato de valorização e reconhecimento dos destaques conquistados pela Rede Municipal de Ensino.
O Prêmio MPT na Escola 2025 é um projeto que oferece reconhecimento para a produção de trabalhos literários, artísticos e culturais realizados por alunos da rede pública. O objetivo é incentivar o combate ao trabalho infantil e conscientizar sobre direitos de crianças e adolescentes, promovendo a saúde e segurança no ambiente escolar e no trabalho.
“Eu quero parabenizar os alunos, os professores e diretoras vencedoras, que se empenham no compromisso de fazer com que Rio das Ostras tenha uma educação cada vez melhor. Com certeza nós temos aqui grandes talentos despontando no futuro. Todo o nosso trabalho é para aprimorar, melhorar, valorizar servidores e dar oportunidade para que todos tenham direito a uma educação pública de qualidade”, destacou o prefeito Carlos Augusto Balthazar.
CONCURSO – O prêmio é dirigido aos alunos do 4° ao 9° ano, que, com a orientação dos professores em sala de aula, desenvolvem trabalhos artísticos e culturais. As produções foram divididas nas categorias conto, poesia, desenho e música.
Os trabalhos desenvolvidos nas escolas foram selecionados e inscritos na etapa estadual. Ao todo, nove unidades escolares participaram dessa fase, estimulando o envolvimento ativo dos estudantes nas temáticas de trabalho infantil, aprendizagem profissional e saúde e segurança na escola e no trabalho.
PREMIAÇÃO – Três trabalhos riostrenses ganharam destaques na etapa estadual. Todas as alunas vencedoras foram premiadas com um aparelho celular. Já os professores e coordenadores dos projetos foram presenteados com tablets.
O trabalho da aluna Maria Antônia Cavalcante, da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, conquistou o terceiro lugar na categoria poesia, no grupo Incentivo à Aprendizagem Profissional.
Já na categoria conto, o projeto das alunas Maria Luísa Garcia de Souza Vilela e Mayara Mota de Souza, do Colégio Municipal Professora América Abdalla, ganhou o bronze no grupo Segurança e Saúde nas Escolas.
Também na categoria conto, a aluna Maria Isabella Dias Azevedo, da Escola Municipal Fany Batista Esteves, alcançou a terceira colocação na categoria Combate ao Trabalho Infantil.