Alunos recebem certificados do Programa de Resistência às Drogas

Publicada em: 28 de junho de 2022 - 15h28 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, tem levado reflexão e prevenção às escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras. No dia 20 de junho, tiveram início as formaturas dos alunos do 5º ano das 12 unidades de ensino que participaram da iniciativa no primeiro semestre letivo.

As cerimônias de formatura, que prosseguem até 1º de julho, reúnem pais e responsáveis para a entrega dos certificados aos alunos. Com duração de aproximadamente quatro meses, o curso ministrado pelos policiais militares tem o lema “Manter Nossas Crianças Longe das Drogas”.

Entre as formaturas já realizadas está a dos alunos da Escola Municipal Simar Machado Sodré, que aconteceu na última quinta-feira, 23, na Câmara Legislativa de Rio das Ostras e contou com a presença de vereadores.

LONGE DAS DROGAS – Capacitados pedagogicamente, os instrutores conversam com os estudantes sobre a importância de se manterem longe das drogas e resistirem às pressões diretas ou indiretas. De acordo com o subtenente Ferreira, um dos instrutores do curso, as aulas são iniciadas com o grito de guerra “Hoje é um excelente dia porque é dia de Proerd”.

“É sempre assim que nós, Instrutores do Proerd, fazemos o primeiro contato semanal com nossos alunos. E é um grande prazer cumprir essa missão de orientar nossas crianças quanto ao perigo do uso de drogas, evitar ações violentas e criar laços de amizade com as escolas, as famílias e a sociedade”, disse.

Em Rio das Ostras, além do subtenente Ferreira, atuam como instrutores o subtenente Anchieta e a cabo Cristiane, integrantes do 32⁰ Batalhão de Polícia Militar. Criado em 1992, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como modelo iniciativa semelhante realizada nos Estados Unidos a partir de 1983.

Câmara Municipal sediou a entrega de certicados dos alunos da Escola Municipal Simar Machado Foto: Divulgação
Estudantes que receberam certificados foram alertados sobre os riscos da droga e da violência Foto: Divulgação
Doze unidades de ensino da Rede Municipal sediaram os encontros do Proerd com os alunos Foto: Divulgação