Alunos surdos participam de visita à Reserva Biológica
Publicada em: 11 de Maio de 2016 - 16h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPioneiro entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro na implantação da Escola Bilíngue para Surdos, Rio das Ostras promoveu mais um momento de aproximação do deficiente auditivo com a ciência. Na manhã da última quinta-feira, dia 5, alunos da Rede Municipal participaram da oficina “Equilíbrio Ambiental”, ministrada por biólogos do Projeto Surdos, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. À tarde, esses estudantes visitaram a Reserva Biológica União.
A parceria da Secretaria de Educação de Rio das Ostras com o Projeto Surdos, que começou em 2013, possibilitou a transformação da unidade municipal de ensino Maria Teixeira de Paula em uma Escola Bilíngue. No local, os alunos aprendem a Língua Brasileira de Sinais – Libras e ainda contam com o Laboratório de Ciências Bilíngue, onde foi ministrada a oficina, que reuniu 11 alunos, sendo seis surdos e cinco ouvintes.
Por meio da oficina “Equilíbrio Ambiental”, os alunos puderam saber um pouco mais sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, compreender os sistemas naturais e os cuidados necessários para a sua preservação, entre outros temas relacionados. Tudo isso acompanhado pelo aprendizado de sinais específicos a esses assuntos.
Um dos objetivos do Projeto Surdos é a criação do glossário de termos científicos em Libras, uma vez que ainda existem poucos vocábulos científicos representados na língua de sinais.
Na Reserva Biológica União, os alunos assistiram a uma palestra sobre a história do local. Em seguida, o grupo participou de visita guiada à Trilha do Pilão e ao Museu de Animais Empalhados.
PRESENÇAS – A chefe da Divisão de Educação Especial de Rio das Ostras, Jaqueline Teixeira, a coordenadora da Escola Bilíngue, Aline Leal, os diretores da unidade escolar, Valéria Almeida e Jânio Souza, além de outros educadores da Rede Municipal, participaram das atividades do Projeto Surdos. Na equipe da UFRJ estavam Vivian Rumjaneck, coordenadora da iniciativa, professores, monitores e intérpretes de Libras.