Apoio aos produtores de Rio das Ostras deve aumentar safra de feijão 2007
Publicada em: 5 de junho de 2007 - 15h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO Programa de Incentivo ao Plantio de Feijão da Prefeitura chega ao terceiro ano com novos agricultores inscritos e maior área de plantio
Em Rio das Ostras, a safra de feijão de 2007 promete. A Prefeitura incrementou o Projeto de Incentivo ao Plantio, que oferece assistência técnico, maquinário e insumos aos produtores rurais. Este ano, mais agricultores participam do projeto e houve ainda um aumento do número de sementes plantadas por hectare – o que deve resultar no crescimento da produtividade. O objetivo é dar sequência ao sucesso do projeto que desde sua criação, há dois anos, vem obtendo safras recordes. Em 2006 foram colhidas 55 toneladas de feijão.
Além disso, está sendo utilizado um tipo de adubo mais concentrado. A colheita deve começar em dois meses.
Segundo o agrônomo Edemir de Oliveira, responsável técnico pelo projeto, o êxito da colheita depende das condições climáticas, mas o planejamento é indispensável. “Estamos fazendo tudo o que nos compete para obter um grande resultado”, explica.
A iniciativa de estimular o plantio de feijão conta com mais 20 produtores em relação ao ano passado. Atualmente são 60 integrantes e alguns deles já iniciaram o plantio há um mês.
Projeto em parceria – O Projeto de Incentivo ao Plantio faz parte do Programa Renda no Campo, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e é uma parceria da Prefeitura com os agricultores. A administração municipal oferece todo apoio técnico e insumos e os produtores revertem 30% do que foi investido em feijão, que será utilizado nas escolas e creches da cidade.


