Cidade tem ações de atenção às pessoas em situação de rua
Publicada em: 28 de Janeiro de 2026 - 08h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM




Operações tiveram apoio de equipes do Segurança Presente e do Proeis
Na tarde desta segunda-feira, dia 27, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com equipes do Programa Segurança Presente, da Secretaria de Meio Ambiente e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), realizou uma série de ações de atendimento às pessoas em situação de rua no Município.
A primeira ação ocorreu na localidade do Jardim Campomar, onde as equipes dialogaram com moradores em situação de rua e os encaminharam para a Casa Sorriso, unidade da Secretaria que oferece alimentação, banho, higienização das roupas e atividades socioeducativas, desenvolvidas com o apoio de psicólogos e assistentes sociais.
Durante as intervenções, as equipes também estiveram no viaduto do Serramar e na Concha Acústica, na Boca da Barra, realizando o acolhimento de moradores em situação de rua.
O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, destacou que, em Rio das Ostras, a política de Assistência Social tem como base o acolhimento e o acompanhamento das pessoas em situação de rua. “Continuaremos realizando ações de ordenamento social em nossa cidade. Rio das Ostras tem leis e ordenamento, garantindo segurança para que o munícipe possa caminhar tranquilamente pelas ruas”, reforçou.
Segundo o secretário, os equipamentos da Secretaria de Assistência Social oferecem apoio às pessoas em situação de rua que necessitam de ajuda, mas o Município também realiza operações para garantir a segurança de toda a população. “Durante as operações, já encontramos objetos como cachimbos para uso de drogas e armas brancas, incluindo facas de diferentes tamanhos. Isso coloca em risco a segurança da população”, completou.
O morador Sérgio Machado elogiou as ações de ordenamento do Município. “Essas ações são fundamentais para trazer mais segurança para Rio das Ostras. Aumentam a credibilidade dos gestores públicos e demonstram o esforço para o crescimento realmente ordenado da cidade”, afirmou.
CASA SORRISO – A Casa Sorriso, localizada no bairro Nova Aliança, é um abrigo municipal que atende pessoas em situação de rua, oferecendo pernoites em camas adequadas e com roupas limpas, protegendo os acolhidos do frio e do calor excessivo. Desde o dia 31 de dezembro de 2025, o equipamento passou a funcionar 24 horas por dia.
O local oferece alimentação, banho, higienização das roupas, atividades socioeducativas e atendimento técnico com assistente social e psicólogo.
O objetivo do serviço é promover o acolhimento e o encaminhamento para que as pessoas em situação de rua possam ser reinseridas na sociedade, por meio de oportunidades de emprego e capacitação.


