O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Atores de Rio das Ostras se apresentam no Festival Amir Haddad

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Núcleo de Experimentos Cênicos - NEC apresentou a peça “Carukango”
Publicada em: 10 de julho de 2025 - 15h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Grupo NEC levou espetáculo “Carukango” para ‘Casa do Tá na Rua’

Um grupo formado por atores de Rio das Ostras foi selecionado para participar de um dos mais importantes eventos artísticos a céu aberto do País. Na última segunda-feira, dia 7, o 3º Festival de Teatro Amir Haddad teve a participação do NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos, que, entre seus integrantes, conta com alunos do Centro de Formação Artística.

Único grupo do interior do Estado do Rio na programação do Festival, o NEC apresentou o espetáculo “Carukango” no palco da Casa Tá Na Rua, na Lapa. A peça, que já foi apresentada em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro, conta a história do líder quilombola “Carukango”, que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé.

“Carukango”, que estreou em 2022, foi construído a partir de pesquisas sobre o candomblé ketu-Nagô, cantos vissungos e outras manifestações populares. O espetáculo ajuda a dar mais visibilidade e protagonismo ao artista negro e às manifestações afro-brasileiras na cena teatral.

O espaço Tá Na Rua, no qual o espetáculo foi apresentado no Festival, é referência histórica do teatro popular, representando um marco simbólico para o grupo e para os artistas do interior fluminense.

FESTIVAL AMIR HADDAD – Iniciado no domingo, dia 6, o 3º Festival de Teatro Amir Haddad prossegue até 13 de julho. O evento, que ocupa espaços urbanos e culturais icônicos da Lapa, tem o compromisso de democratizar a cultura e a arte como ferramenta de transformação coletiva.

O evento conta com uma programação variada, incluindo a seleção especial de espetáculos dirigidos ou supervisionados por Amir Haddad, trazendo nomes como Clarice Niskier, Andrea Beltrão, Marco Nanini, Tonico Pereira e Elisa Lucinda.

Núcleo de Experimentos Cênicos – NEC apresentou a peça “Carukango” Foto: Divulgação

 

Pesquisa no Portal