Aula de Campo promove imersão para alunos do Cederj
Publicada em: 10 de junho de 2025 - 10h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM



No dia 31 de maio, os alunos do polo Cederj de Rio das Ostras participaram de uma aula externa que integrou patrimônio histórico, arqueologia, cultura local e ciência. A Instituição está no Município por parceria com a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Gestão Pública.
Os estudantes do Cederj participaram da VIII Jornada Acadêmica da Fundação Cecierj, promovida para ampliar os horizontes acadêmicos dos estudantes por meio de experiências práticas e interdisciplinares.
O percurso teve início no Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, marco histórico do Município, onde os alunos puderam observar aspectos da urbanização e da importância simbólica do local.
Em seguida, foi realizada uma caminhada pela orla, integrando observações ambientais e urbanas até a Casa de Cultura Bento Costa Júnior, onde o grupo foi recebido pela equipe da Instituição. No espaço, os estudantes tiveram contato com a história do Município, por meio de acervo fotográfico, objetos e documentos, ampliando a compreensão sobre o desenvolvimento social e cultural de Rio das Ostras.
A visita seguiu para o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, um dos mais relevantes da região sudeste em estudos de pré-história brasileira. Guiados por especialistas, os alunos puderam compreender aspectos da vida dos antigos habitantes do litoral fluminense — com destaque para os povos sambaquianos —, analisando vestígios arqueológicos, estruturas funerárias e materiais líticos.
A imersão seguiu até a Boca da Barra, ponto de grande importância ecológica e histórica. O local serviu de encerramento para a caminhada pedagógica, marcada por trocas de saberes sobre a paisagem natural e cultural de Rio das Ostras.
Após o almoço, onde os estudantes vivenciaram a gastronomia local, a programação foi concluída no auditório do Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP), onde funciona o polo do Cederj. No local, os participantes assistiram à palestra do Professor Carlos Alberto Ferreira, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em sua apresentação, abordou temas contemporâneos relacionados à Educação, Ciência e Sociedade.