Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Aulas presenciais da Educação Infantil de Rio das Ostras retornam nesta segunda, dia 20

Aulas presenciais da Educação Infantil de Rio das Ostras retornam nesta segunda, dia 20

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Salas de aula foram reorganizadas para garantir o distanciamento seguro dos alunos.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Escolas que atendem à Educação Infantil prepararam atividades de acolhida para professores.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Unidades de ensino passaram por manutenção para recepcionar os estudantes.
Publicada em: 17 de setembro de 2021 - 19h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Salas de aula foram reorganizadas para garantir o distanciamento seguro dos alunos. Foto: Divulgação
Escolas que atendem à Educação Infantil prepararam atividades de acolhida para professores. Foto: Divulgação
Unidades de ensino passaram por manutenção para recepcionar os estudantes. Foto: Divulgação

O retorno gradual das aulas presenciais na Rede Municipal de Rio das Ostras começa na segunda, dia 20, com os alunos da Educação Infantil. Será adotado o modelo híbrido, em que há um rodízio de 50% da turma. A cada semana, as crianças matriculadas nas Creches III, IV, Pré I e Pré II se revezarão entre as aulas presenciais e online, por meio da plataforma EVirtu@l Aluno.

É importante destacar que, neste momento, as turmas de Creche I e II permanecerão no modelo remoto, sendo atendidas pelos professores com atividades educacionais não presenciais.

Já na próxima semana, dia 27, o retorno é para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Módulo I. No dia 4 de outubro é a vez dos alunos do 6º ao 9º ano e EJA – Módulo II.

Os responsáveis ou alunos, se maiores de idade, de todos os segmentos que decidirem não adotar o modelo híbrido poderão permanecer estudando de forma remota. Todos devem assinar o “Termo de Opção, Ciência e Responsabilidade”, no qual escolhem o ensino híbrido/escalonado ou apenas remoto. O documento também contém orientações sobre normas de segurança sanitária, organização da escola para retorno das aulas presenciais e informações pedagógicas.

ACOLHIMENTO DOS PROFISSIONAIS – Na última segunda, dia 13, os profissionais que atendem à Educação Infantil retornaram para as unidades escolares. Os gestores prepararam diversas atividades para acolher esses servidores.

Na Escola Municipal Enedina Fidelis Moreira foi realizado um encontro com o psicólogo Celso Félix, especialista em Gestalt, que ministrou palestra para a equipe da unidade. O tema tratado foi ‘Ansiedade em tempos de Pandemia’. Segundo a diretora da unidade, Elizangela Lopes, o psicólogo já havia se reunido com esses profissionais em outros momentos durante o ensino remoto para ajudar a cuidar da saúde emocional deles.

Outras atividades como cafés da manhã e a distribuição de ‘mimos’ foram realizadas pelos gestores das escolas com o objetivo de fazer os professores se sentirem acolhidos neste retorno.

RODAS DE CONVERSA – Profissionais de todas as unidades de ensino podem se inscrever nas formações como as “Rodas de Conversa”, que promove um ambiente de troca e escuta diante dos desafios impostos a todos, e “Trilha Afetiva: ‘Escuta Ativa’ como recurso pedagógico para o acolhimento aos alunos em tempo de pandemia”. Esses momentos acontecem sempre pela plataforma EVirtu@l Formação no endereço eletrônico https://srvseduc7.riodasostras.rj.gov.br/formacao/#!/inscricoes.

FISCALIZAÇÃO DOS PROTOCOLOS – O Conselho Municipal de Educação – CME e a Vigilância em Saúde têm percorrido as unidades de ensino para fiscalizar se os espaços estão preparados para cumprir todos os protocolos de segurança descritos no Plano de Retomada das Aulas Presenciais.

De acordo com a subsecretária administrativa de Educação, Hionar Miranda, os gestores da Pasta e das unidades de ensino, além dos Conselhos Escolares, não mediram esforços na preparação dos espaços para recepcionar toda comunidade escolar com segurança e conforto. “As escolas estão recebendo a fiscalização e sendo muito elogiadas”, disse.

Pesquisa no Portal