Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Banco de Empregos de Rio das Ostras transforma vida de moradores

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Elton Cerqueira foi contratado como Assistente de TI
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Por intermédio de parcerias, o Órgão consegue captar vagas e histórias de sucesso são reveladas
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Banco de Empregos oferece centenas de vagas diariamente
Publicada em: 1 de Maio de 2023 - 09h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Elton Cerqueira foi contratado como Assistente de TI Foto: Divulgação
Por intermédio de parcerias, o Órgão consegue captar vagas e histórias de sucesso são reveladas Foto: Divulgação
Banco de Empregos oferece centenas de vagas diariamente Foto: Divulgação

Por intermédio de parcerias, histórias de sucesso são construídas

Banco de Empregos, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, transforma a vida dos moradores. Por intermédio de parcerias, o Órgão consegue captar vagas e construir histórias de sucesso.

Nos últimos meses, o Banco de Empregos firmou convênios com as empresas MRV, Auto Viação 1001 e Sit, com a firma Catering Offshore e diversos órgãos da Assistência Social da Administração Municipal e, recentemente, com a Unimed Costa do Sol.

O Banco de Empregos de Rio das Ostras também trabalha ativamente para a inserção da mulher no mercado de trabalho da região, em especial por intermédio do Ceam – Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

Também atua para inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro Especializado de Assistência Social (Creas), pelos Centros de Referência de Assistência Social e pela Casa do Sorriso do Município.

NÚMEROS DE 2023 – De janeiro a abril de 2023, o Banco de Empregos ofereceu 1.153 vagas e 9.213 moradores foram encaminhados para entrevistas.

O Banco oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. As vagas são divulgadas diariamente no Portal da Prefeitura, no endereço https://www.riodasostras.rj.gov.br/bancodeempregos/index.html, e atualizadas duas vezes ao dia, às 13h e às 18h.

“O Banco de Empregos de Rio das Ostras oferece centenas de vagas e a possibilidade dos moradores resgatarem sua auto-estima e sustentarem suas famílias”, comemora a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.

AUTO VIAÇÃO 1001 – Em janeiro de 2023, o Banco de Empregos abriu alguns processos seletivos para contratação de funcionários para as empresas Auto Viação 1001, Sit e Macaense. Os candidatos para estes cargos passaram por entrevista, testes psicotécnicos e de direção. Um ônibus da frota foi trazido a Rio das Ostras para atender à seleção dos candidatos.

A supervisora de RH Isabel Ribeiro,  da JCA Regional Lagos/Macaé, que reúne as três empresas de transporte, diz que o Banco de Empregos de Rio das Ostras realiza a captação de funções importantes nas empresas do Grupo, como motoristas, mecânicos e eletricistas. “Ressalto o excelente atendimento e a eficiência no resultado do fechamento dessas vagas para o quadro das empresas do segmento de transportes que atua na Região Litorânea e Norte-Fluminense.

“O Banco capta empregos para os munícipes, buscando um futuro melhor, com certeza”, completa Isabel.

MRV – Também foi fechada uma parceria com a empresa MRV para tratar do público LGBTQI+ . “O RH tem um setor exclusivo de Diversidade. A empresa abriu a possibilidade de contratar pessoas LGBTQI+ e pessoas trans”, explica Erick Brandão, coordenador do Banco de Empregos.


CATERING OFFSHORE –
Em março deste ano, o Banco de Empregos, em parceria com uma empresa de Catering Offshore, ofereceu dezenas de vagas offshore, sem experiência para moradores de Rio das Ostras e Macaé, com oportunidades para diversas áreas e níveis de escolaridade.

Entre as vagas de trabalho ofertadas, foram oferecidas 47 para ajudantes de cozinha, quatro para ajudante de padeiro, 62 para taifeiros, cinco para saloneiros, 14 para padeiros, quatro para ajudante de padeiro, nove para chefe de cozinha, 18 para cozinheiro, 24 para paioleiros e oito vagas para nutricionistas. Todas as vagas foram para offshore.

“Para nós, do Banco de Empregos, conseguir uma parceria como essa é importantíssimo. Já fizemos algumas seleções com a Catering e muitas pessoas conseguiram realizar seu sonho de entrar no mundo Offshore. A oportunidade de entrada, sem experiência de plataforma, é algo inédito e estamos alegres de fazer parte dessa história”, enfatiza Erick Brandão.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – A parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com a Secretaria de Assistência Social está mudando a vida de muitos moradores do Município com oportunidades de trabalho.

Por meio de parceria com empresas, graças ao Banco de Empregos diversos assistidos pela Secretaria de Assistência Social (Casa do Sorriso, Creas, Ceam e Abrigo) conseguiram vagas de trabalho em várias áreas, como construção civil, comércio, carpintaria, tecnologia e indústria.

Elton Cerqueira da Silva conquistou uma vaga para Assistente de TI por intermédio do Banco. “O Banco de Empregos da Cidade realmente dá certo. Os funcionários prontamente selecionaram a vaga que eu havia escolhido e passaram as informações. Após o envio da carta para a empresa, no mesmo dia fui acionado. Agradeço a ajuda da Prefeitura de Rio das Ostras”, afirma.

 

INSERÇÃO DE MULHERES NO MERCADO – O Banco de Empregos de Rio das Ostras se articula com o corpo técnico do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam para possibilitar a inserção de mulheres no mercado de trabalho formal.

A criação de parcerias para cursos profissionalizantes e a necessidade de um olhar mais humano foram temas debatidos durante a reunião realizada com o Ceam, em março de 2023, na sede do Banco de Empregos, no Centro da Cidadania, no Âncora.

O Ceam possui um Projeto de Trabalho e Renda que visa inserir mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho por meio do fortalecimento do empreendedorismo. A falta de renda é uma dificuldade que favorece a dependência econômica, principalmente quando o agressor é o único provedor da casa.

As assistentes sociais do Ceam, Laryssa Machado e Mayra Carvalho, junto com a diretora Sonia Lopes, compareceram ao Banco de Empregos da Prefeitura e ficaram entusiasmadas com o encontro.

“A parceria com o Banco de Empregos é um divisor de águas para a retomada do curso da vida de uma mulher. A inserção no mercado de trabalho é a conquista capaz de resgatar a autoestima e a autonomia em busca do rompimento do ciclo de violência”, disse Sônia Lopes.

POLOS DE ATENDIMENTO – Os interessados nos serviços do Banco de Empregos devem procurar um dos polos de atendimento de segunda a sexta, sempre das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Extensão do Bosque (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº) ou no Centro de Cidadania (Rua das Casuarinas, 595, no Âncora).

Pesquisa no Portal