Biblioteca-geladeira será instalada neste sábado, 29
Publicada em: 28 de Abril de 2017 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCom apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, alunos do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizados no Grave Coletivo estão lançando neste sábado, 29, o projeto Biblioteca Comunitária (Bicô). Os livros serão disponibilizados para a comunidade em uma geladeira pintada por um talento da região. A primeira geladeira, que foi batizada com o nome do grupo de rap “Síntese” e decorada pela artista plástica Ana Clara Ferreira, será instalada na Praça Jayme Villar, no Jardim Mariléa.
“Estamos fazendo parcerias com as associações de moradores, uma vez que a comunidade será responsável pela preservação das geladeiras. A ideia é que as pessoas peguem emprestados os livros nos quais têm interesse e também doem obras que já leram”, explica Júlio Benedito, do Grave Coletivo.
A segunda Biblioteca Comunitária será instalada no dia 7 de maio na Boca da Barra. Essa geladeira-estante leva o nome da escritora popular Carolina Maria de Jesus e será decorada pelo artista Lobão. A terceira geladeira, em homenagem ao MC Marechal e com pintura de Miuteza, deverá ficar em Costazul.
“Recebemos a doação de 200 livros até o momento. Nosso objetivo é levar informação e estimular a leitura. À medida que recebermos mais geladeiras, pretendemos inaugurar novas bibliotecas comunitárias”, conclui Wesley Guimarães, que também integra o Grave Coletivo.