Café Debate discutiu direitos da pessoa LGBTI

Entrevistados, jornalistas e produção juntos na última edição do Café Debate
Publicada em: 24 de Maio de 2023 - 13h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Entrevistados, jornalistas e produção juntos na última edição do Café Debate Foto: Divulgação
Programa mensal é exibido ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura e fica disponível para assistir posteriormente Foto: Divulgação
O Café Debate está disponível no Spotify no formato de PodCast pela canal oficial da Prefeitura Foto: Divulgação

Políticas públicas voltadas para a população LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexo foram apresentadas na edição de maio do mesacast “Café Debate”, transmitida ao vivo na tarde da última terça, dia 23. Avanços na legislação, como casamento e adoção por casais homoafetivos, confirmação vocal de pessoas trans e como denunciar crimes de lbtfobia foram alguns dos assuntos abordados pelos entrevistados, o advogado Willysson Barbosa Vieira e a fonoaudióloga Bianca Carvalho de Freitas. O programa é uma realização da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio das Ostras.

O mesacast sempre trata de assuntos de interesse público e, nesta edição, abordou o tema “Voz e Cidadania da População LGBTI”. Durante o programa, conduzido pelos jornalistas Bruno Pirozi e Cíntia Rocha, foi apresentado o projeto multidisciplinar “Um Corpo com Voz”, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. As reuniões do projeto, que incluem rodas de conversa e oficinas de confirmação vocal para transgêneros, acontecem todas as quartas, das 19h às 21h, no Ambulatório de Saúde Mental (Rua Maria Letícia, 45 – Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-5732.

A fonoaudióloga Bianca, responsável técnica pelo “Um Corpo com Voz”, agradeceu a oportunidade de participar do “Café Debate”. “Tivemos um momento muito especial para discutir pautas importantes de políticas públicas LGBTI. Lembro que as pessoas que têm interesse em participar do nosso projeto voltado para pessoas trans serão carinhosamente acolhidas nos encontros semanais”, afirmou.

Advogado do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, Willysson falou da importância de ter acesso à informação. “Nossa missão é sempre responder aos questionamentos. Não existem perguntas óbvias sobre este tema. A legislação avançou bastante e a entrada para adoção de filhos entre pessoas LBTQI, por exemplo, atualmente é a mesma de héteros”, disse Willysson.

O Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, que atende aos moradores de Rio das Ostras, é ligado ao Programa Estadual Rio sem LGBTIfobia e funciona na Rua Bernardino Viana, 108, em Arraial do Cabo. Informações relacionadas aos direitos da população LGBTI podem ser obtidas também pelo telefone (22) 98866-0772

Para quem não assistiu ao programa ao vivo, é possível conferir a entrevista no canal do Youtube da Prefeitura (https://www.youtube.com/watch?v=JwrVj0Evhyw). O Café Debate também fica disponível no Spotify. A próxima edição será em 13 de junho, às 16h, e vai abordar o tema conservação dos oceanos, com enfoque no #CombataAPoluiçãoPlástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano.

O programa “Café Debate” tem a produção de conteúdo da jornalista Ana Cristina Hermano e a produção técnica de Patrick Gomes, gestor de Mídias Sociais da Prefeitura de Rio das Ostras.