Programa debate temas de relevância social

• Foto: divulgação
Publicada em: 19 de Maio de 2023 - 15h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Programa de entrevista leva temas de utilidade pública à população de Rio das Ostras. Foto: divulgação

Uma roda de conversa mensal sobre assuntos de utilidade pública. O mesacast “Café Debate”, uma realização da Assessoria de Comunicação e Tecnologia de Informação da Prefeitura de Rio das Ostras, completa um ano em junho. Na próxima edição, que será transmitida ao vivo na terça, 23, das 16h às 17h, no canal da Prefeitura (www.youtube.com/RiodasOstrasGov), o programa aborda o tema “Voz e cidadania da população LGBTI”.

Idealizadora e responsável técnica do projeto “Um Corpo com Voz”, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, a fonoaudióloga Bianca Carvalho de Freitas é uma das convidadas do mesacast. O programa também conta com a participação de Willysson Barboza Vieira, advogado do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, que integra o Programa Estadual Rio sem LGBTIfobia, conselheiro municipal de Cultura de Rio das Ostras no segmento “Cultura LGBTQIA+ e pós-graduando em Direito Homoafetivo e de Gênero.

CORPO COM VOZ – Por intermédio do projeto “Um Corpo Com Voz”, moradores trans de Rio das Ostras são acolhidos e podem participar de oficinas que ajudam no processo de afirmação vocal, adequando o registro sonoro à identidade de gênero. Rodas de conversas sobre temas atuais propostos pelos usuários, cuidados em saúde e cidadania também fazem parte da iniciativa, que conta com equipe multidisciplinar formada por fonoaudióloga, psicóloga e assistente social. A participação é gratuita e os atendimentos acontecem às quartas, das 19h às 21h. Informações pelo telefone (22) 2771-5732.

HOMOFOBIA É CRIME – Em 17 de maio foi celebrado o Dia Internacional de Luta contra a LGBFobia. No Brasil, desde 2019, O Supremo Tribunal Federal decidiu equiparar o crime de LGBTfobia ao de racismo até o Congresso Nacional editar uma lei específica. Apesar dos avanços na legislação, o Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil registrou números muito altos em 2022. Foram 273 mortes de forma violenta, sendo 228 assassinatos, 30 suicídios e 15 de outras causas. Além disso, as pessoas LGBTIs têm empregabilidade menor e são mais estigmatizadas e discriminadas nos serviços de saúde.

UTILIDADE PÚBLICA – O mesacast Café Debate, que também fica disponível no Spotify, é aberto à participação dos ouvintes, que podem encaminhar perguntas aos entrevistados. Em 11 meses, o programa apresentou temas de utilidade pública como a importância do Festival de Jazz para Rio das Ostras, vacinação, combate de fake news, prevenção ao suicídio, educação inclusiva, violência contra as mulheres, cuidados com a saúde no verão, história e identidade do Município, entre outros.