Caminhada conscientiza sobre o autismo

• Foto: Arte
    Evento encerra Abril Azul em Rio das Ostras
Publicada em: 26 de Abril de 2024 - 13h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Evento encerra Abril Azul em Rio das Ostras Foto: Arte

Evento acontece neste domingo, 28, com saída da Praça São Pedro, às 8h

Para encerrar o Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o Autismo, Rio das Ostras promove uma caminhada neste domingo, dia 28, na orla do Centro. A saída será às 8h, da Praça São Pedro, e opercurso se encerra na Praça José Pereira Câmara. O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de Esporte e Lazer.

Durante a concentração da caminhada, haverá atividades como aulas de alongamento e zumba. A caminhada vai refletir sobre o tema “Autismo – Valorize as capacidades e respeite as diferenças”.

ABRIL AZUL – Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Abril Azul tem o propósito de conscientizar e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida e tem diferentes níveis, podendo se manifestar de forma leve até severa. O diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde. Características como dificuldade de interação social, e de comunicação, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem sugerir a presença do TEA.