Campanha de Multivacinação em Rio das Ostras termina dia 29
Publicada em: 28 de outubro de 2020 - 11h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, em Rio das Ostras, vai até a próxima quinta-feira, dia 29, por conta do feriado do Dia do Servidor, transferido para dia 30, sexta-feira. Portanto, quem ainda não se vacinou deve procurar o posto mais próximo de sua casa para se imunizar.
A vacina contra Pólio é destinada às crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos de idade). Já na Campanha de Multivacinação, a imunização é para crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 15 anos).
É muito importante que pais e responsáveis levem seus filhos para atualizarem suas cadernetas de vacina, principalmente neste período de pandemia, para reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis, contribuir para o controle e reduzir o risco de reintrodução do Poliovírus.
As vacinas que serão oferecidas durante a Campanha são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a DTP (difteria, tétano e coqueluche), dentre outras.
A vacinação contra o Sarampo também continua até o dia 29 de outubro e é destinada a população de seis meses a 59 anos de idade. Especialmente, todas as pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos devem se vacinar, independentemente de estar ou não com a vacinação em dia, ou seja, será dada uma dose de reforço para esse público.
É importante lembrar que o comparecimento nos postos de saúde deve ser feito com o uso obrigatório de máscara facial. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o CPF.
Pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus devem adiar a vacinação até, pelo menos, três dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias do início dos sintomas.
O atendimento da população acontece nos Postos de Saúde do Município, nos períodos da manhã e tarde.