Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta semana

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Primeira etapa da imunização contra o sarampo começou nesta segunda-feira, dia 7
Publicada em: 8 de outubro de 2019 - 10h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Começou nesta segunda-feira, dia 7, a Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo em Rio das Ostras. Conforme determinação do Ministério da Saúde, a imunização será realizada em duas etapas. A primeira acontece de 7 a 25 de outubro, para crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinados. Já a segunda etapa será de 18 a 30 de novembro, para jovens de 20 a 29 anos de idade. Nesses períodos, as Unidades de Saúde estarão em atendimento nos seus horários de rotina. Para mais informações, acesse a Escala de Vacinação dos Postos de Saúde.

Durante a campanha também haverá os dias “D” de mobilização vacinal, que acontecem em 19 de outubro e 30 de novembro, quando todas as Unidades de Saúde serão abertas das 8h às 17h. São elas: Centros de Saúde Extensão do Bosque e de Nova Cidade; Postos de Saúde Dona Edméia, Jardim Mariléa, Operário, Recanto, Cidade Praiana, Âncora e também os postos das localidades mais distantes: Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão.

A técnica de enfermagem, que responde atualmente pela Divisão de Imunização, Natália dos Santos Couto Lopes, ressalta que a vacina é a única maneira de se proteger contra o sarampo, que é uma doença infecciosa transmitida por pequenas gotículas através da fala, da tosse e do espirro.

“Vale lembrar que trata-se de uma campanha seletiva. A vacinação contra o sarampo é de suma importância, principalmente para as crianças menores, que são as mais afetadas pela doença e podem desenvolver complicações como cegueira, encefalite, diarréia grave, infecções de ouvido, pneumonia e até óbito pela doença”, acrescentou Natália, lembrando ainda que para se vacinar é preciso apresentar a Caderneta de Vacinação.

Primeira etapa da imunização contra o sarampo começou nesta segunda-feira, dia 7 Foto: Allexandre Costa

Pesquisa no Portal