Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Roda de conversa debate o fim da violência contra as mulheres

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Roda de Conversa abordou tema Homens pelo fim da violência contra a mulher
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Encontro foi promovido pela Centro de Referência Especializado de Assistência Social 
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Giselly Leão, diretora do Creas, destacou a importância da mobilização para defender direitos das mulheres
Publicada em: 11 de dezembro de 2018 - 10h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Roda de Conversa abordou tema Homens pelo fim da violência contra a mulher Foto: Allexandre Costa
Encontro foi promovido pela Centro de Referência Especializado de Assistência Social  Foto: Allexandre Costa
Giselly Leão, diretora do Creas, destacou a importância da mobilização para defender direitos das mulheres Foto: Allexandre Costa

No dia em que comemoramos os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, o Município concluiu a Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres de Rio das Ostras”. Promovida pela Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o evento foi celebrado no Parque dos Pássaros, no Jardim Mariléa.

A ação contou com a Roda de Conversa “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, com a presença de Felipe Fragoso Aguiaro, assistente social do Creas; Flávio Guilhon, psicólogo do Ambulatório de Saúde Mental de Rio das Ostras, e Leandro Decembrino Caldas, oficial do cartório da 128ª DP do Município.

Também estiveram presentes no encontro Marcus Rezende, Chefe de Gabinete; e Ricardo Naifeld, enfermeiro e guarda municipal lotado na Coordenadora de Proteção Ambiental.

A secretária de Bem-Estar de Rio das Ostras, Eliara Fialho, destacou a necessidade da sociedade garantir direitos para todos. “Não podemos nos omitir diante da realidade. Quando uma mulher diz para um homem que ele está sendo agressivo, talvez o homem não queira dar escuta. Mas se um homem falar para outro, pode ajudar a desconstruir algumas questões mais complicadas. Se o homem conseguir ser o mediador dentro do conflito, a outra parte, o outro homem, talvez entenda a violência contra a mulher”, afirmou a secretária.

“Quem está aqui hoje está se comprometendo no combate à violência contra a mulher. Somos multiplicadores de informações. E que tudo que for dito neste auditório pode ajudar a mudar a realidade. Precisamos promover o fim da violência contra a mulher”, acrescentou Giselly Leão, diretora do Creas.

CAMPANHA LAÇO BRANCO – No encontro, foi destacada a importância da Campanha Laço Branco. “Hoje é o dia que finalizamos a Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” em Rio das Ostras. E dentro desses 16 dias de ativismo há um dia específico, 6 de dezembro, no qual celebramos a Campanha do Laço Branco, movimento de engajamento dos homens pelo fim da violência contra a mulher. A maior parte dessa violência é praticada contra população feminina. É uma discussão que precisa ser feita”, afirmou Flávio Guilhon.

“A cada 15 segundos, uma mulher sofre algum tipo de violência. É fundamental esse debate, principalmente com os homens. Temos que estar engajados contra este tipo de violência e fazer com que os homens reflitam as suas atitudes”, completou Felipe Fragoso Aguiaro.

CONHEÇA A CAMPANHA – A Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” é uma mobilização anual praticada por atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, a campanha tem início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, a campanha acontece desde 2003 e engloba o dia 6 de dezembro, que marca a Campanha do Laço Branco, promovendo a mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. A partir de 2007 , esse passa a ser o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as mulheres (Lei nº 11.489, de 20/06/2007).

Durante os 16 dias de ativismo, a Campanha do Laço Branco leva a distribuição de laços brancos para os homens que, ao aceitarem a fita, estão se comprometendo a combater a violência em todas as suas formas.

 

Pesquisa no Portal