O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Campanha tem Seminário sobre HIV para profissionais de Saúde

  • Foto: Eduardo Yoshi
    Descrição da foto
    Mobilização na Praça José Pereira Câmara orientou moradores sobre ISTs, incluindo HIV e Aids
  • Foto: Eduardo Yoshi
    Descrição da foto
    Mais de 400 testes rápidos foram realizados no evento no Centro, no ultimo dia 10
Publicada em: 15 de dezembro de 2025 - 17h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Mobilização na Praça José Pereira Câmara orientou moradores sobre ISTs, incluindo HIV e Aids Foto: Eduardo Yoshi
Mais de 400 testes rápidos foram realizados no evento no Centro, no ultimo dia 10 Foto: Eduardo Yoshi

Ações seguem também nas unidades de saúde de Rio das Ostras durante todo o mês

Rio das Ostras segue mobilizada em torno da conscientização sobre HIV e Aids, pela Campanha Dezembro Vermelho. Além das atividades e eventos voltados para a população, o Município mantém o compromisso com a sensibilização e atualização dos profissionais. Nessa linha, a Secretaria de Saúde promove nesta quarta, 17, o Seminário “Prevenir, diagnosticar, tratar e acolher: fortalecendo a linha de cuidado do HIV”, voltado para os profissionais de saúde e acadêmicos da Área.

O Seminário será realizado, das 13h às 17h, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, na Rua Bangu, 1615, no Parque Zabulão.

As inscrições devem ser feitas pela internet, na página da Campanha www.riodasostras.rj.gov.br/dezembrovermelho/

CAMPANHA – Durante todo este mês, Rio das Ostras vem promovendo, nas unidades de saúde, campanha de conscientização e prevenção, com distribuição de insumos e testagem rápida para diagnóstico. Também acontecem atividades para sensibilização das equipes de saúde para aconselhamento, solicitação e realização dos testes.

DIAGNÓSTICO – No último dia 10, o Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, promoveu, com apoio do Conselho Gestor do SAE (Serviço da Assistência Especializada), da Pastoral da AIDS e da ONG AVISA, uma mobilização no Centro da Cidade.

Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos, insumos de prevenção e realizados testes rápidos para identificação de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis -IST. Só nessa data, foram realizados 417 testes – desses, 11 resultaram positivo para sífilis, um para Hepatite B e um para HIV. Os casos diagnosticados foram encaminhados para orientação e tratamento na Rede Municipal de Saúde.

Pesquisa no Portal