O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Canal de Medeiros ganha projeto de urbanização

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 24 de julho de 2014 - 18h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Aguardado há muitos anos pela população, o projeto de saneamento e urbanização do Canal de Medeiros, em Rio das Ostras, começa a se tornar realidade. O prefeito Sabino se reuniu com sua equipe técnica e uma empresa de consultoria ambiental, nesta terça, dia 22, para discutir a proposta, que deve minimizar os problemas de alagamentos nas áreas no entorno do Canal e valorizar as localidades próximas.

A proposta é recuperar toda a extensão do Canal de Medeiros, que tem 3.600m. As obras incluem construção de áreas de convivência, ciclovias e calçadas ao longo do curso. Estuda-se a impermeabilização das laterais do Canal, criação de desníveis e mudanças no curso para facilitar o escoamento das águas.

Idealizando a revitalização e valorização da área, o projeto propõe a instalação de equipamentos públicos como um parque, mercado municipal e uma estação de transporte público.

Na primeira fase do projeto, as intervenções vão abranger 1.400 metros de extensão do Canal, começando pelo Recanto, porta de entrada de Rio das Ostras. A expectativa é de que as obras iniciais sejam concluídas até o final de 2016.

Para agilizar os trabalhos será formada uma comissão técnica, envolvendo as secretarias de Obras, Planejamento, Ambiente e Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que terão o compromisso de concluir o projeto até o final deste ano. A Prefeitura deve buscar parcerias com o empresariado para viabilizar a realização do projeto em sua totalidade.

ALAGAMENTOS – Atualmente, a população de localidades como Recanto e Cidade Praiana sofre com enchentes em épocas de chuvas, devido ao transbordamento do Canal de Medeiros. O fluxo regular das águas é prejudicado pelo assoreamento do Canal e pelo despejo irregular de lixo, que ainda atrai insetos e outros vetores de doenças.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal